Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Sempre quis ter a experiência de viver fora”


tags: TuCáTuLá Categorias: Região quinta, 17 outubro 2019

É de Anadia, estudou em Coimbra e vive em Manchester, no Reino Unido, cidade onde passou cinco dos últimos sete anos. Elsa Magalhães, de 33 anos, continua a visitar regularmente a sua cidade natal, mas não tenciona regressar a Portugal. Pelo menos para já.

Foi em 2012 que Elsa começou a pensar em emigrar. Acabada de fazer um MBA em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tinha apenas um ano de carência do crédito que tinha feito para pagar o curso. “Quando comecei a ver os salários que ofereciam apercebi-me que ia passar muito mal, então vim em busca de melhores condições financeiras”, aponta a jovem. Encontrou-as em Manchester, uma das maiores cidades do Reino Unido. “Para além disso, sempre quis ter a experiência de viver fora para ter uma segunda realidade e poder ter uma medida comparação”, recorda.

Elsa Magalhães trabalha na área da gestão de clientes, em vendas e marketing em exportação, exercendo o mestrado que tirou em Coimbra. Antes disso, também em Coimbra, Elsa licenciou-se em Turismo, pela Faculdade de Letras, mas nunca chegou a exercer.

 

Regresso falhado

Em 2016, depois de quatro anos a viver em Inglaterra, Elsa regressou a Portugal com o namorado (atual marido). “Ele quis voltar porque tem uma ligação forte à família. Mas infelizmente apercebemo-nos que já estávamos habituados ao conforto de Manchester e decidimos voltar de novo”, revela. Assim, em 2018, regressaram ao Reino Unido, com Elsa sempre a progredir na carreira. “Só regredi quando regressei a Portugal”, lamenta.

A jovem destaca os bons ordenados que se ganham em Manchester. “Não somos ricos, mas o essencial é acessível”, destaca. Na cidade onde vive aponta como o mais positivo o acesso à cultura. “A cidade tem imensa oferta em termos de concertos, teatro, restaurantes, aeroporto com ligação ao mundo”, descreve.

De Portugal, Elsa aponta o que tem mais saudades: “a comida e o sol”, com essa falta a ser colmatada com as visitas a Anadia de três em três meses. As diferenças culturais entre Portugal e o Reino Unido é o ponto negativo da sua presença em Manchester.

 

Sem pensar em regressar

Elsa Magalhães casou em setembro. O marido, também da Bairrada, foi viver com ela para Manchester em 2014, tendo ambos regressado a Portugal e, posteriormente ao Reino Unido. Apesar das saudades que sentem do país, os recém-casados não pensam, no imediato, em regressar. “A chegada dos filhos poderá mudar essa perspetiva, mas para já não penso nisso”, afirma.