Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Hospital da Misericórdia apresenta resultados do programa “Rastreios em Saúde”


tags: Mealhada Categorias: Região terça, 12 novembro 2019

O Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM) apresenta amanhã, 13 de novembro, pelas 17h00, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, os resultados do Programa de Rastreios Visuais e Auditivos. O projeto “Rastreios em Saúde” foi desenvolvido com alunos do concelho da Mealhada, fruto de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal da Mealhada e o Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM), e visa a melhoria do acesso das populações a cuidados de saúde.

O programa possibilitou a realização de rastreios auditivos e visuais a quase um milhar de alunos dos 6.º, 7.º, 8.º e 9º. anos, bem como dos alunos do ensino secundário e profissional, dando sequência ao trabalho que havia sido feito no ano letivo anterior, junto dos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo. O diretor-geral da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada considera que “o HMM atingiu os objetivos a que se propôs”, quando apresentou o programa à edilidade, “como ficará demonstrado na apresentação dos resultados”.

“O principal objetivo do projeto tinha a ver com a sensibilização da população para os problemas auditivos e visuais dos alunos em idade escolar e foi alcançado, como comprovam as elevadas taxas de adesão aos rastreios”, frisa o responsável, recordando que os rastreios foram feitos na Escola Profissional Vasconcelos Lebre (EPVL), na Escola Básica 2º e 3º ciclos da Mealhada e na Escola Básica Nº 2 Pampilhosa.

“As crianças em idade escolar nem sempre manifestam sintomas evidentes de patologia ocular e/ou auditiva, apesar de ela existir”, recorda o Diretor Clínico do HMM, Aloísio Leão, acrescentando que “a correção destas situações contribui de forma decisiva para a melhoria do rendimento escolar, pela viabilização de uma intervenção atempada, num estádio inicial da doença”.

Identificar potenciais problemas audiológicos e oftalmológicos, perspetivando uma intervenção terapêutica atempada e a redução de eventuais consequências nefastas, é a grande finalidade deste projeto, desenvolvido pela equipa clínica do HMM - com a imprescindível colaboração dos professores e auxiliares de educação - que leva a Unidade Móvel de Saúde até ao interior das escolas do concelho.

“A promoção e preservação da saúde, bem como a prevenção da doença utilizando como recurso os rastreios, constitui uma estratégia por norma bem-sucedida, ao permitir o controlo de fatores de risco, o diagnóstico e intervenção precoce e consequentemente a melhoria dos resultados em saúde da população”, conclui Bruno Peres, sintetizando a importância desta iniciativa.