Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Invasões francesas dão roteiro turístico


tags: Mealhada Categorias: Região segunda, 26 julho 2021

O projeto "As invasões francesas contadas em oito episódios, oito peças teatrais", que começou em julho, terá o seu segundo episódio a 31 de julho, no Convento de Santa Cruz do Bussaco (Luso, Mealhada).

Este episódio, recriado pela companhia Caixa de Palco, retratará a pernoita do general Wellington naquele local da Mata Nacional do Bussaco. 

Além dos oito episódios, este projeto criado pela Câmara Municipal da Mealhada dá corpo a um novo produto turístico, um texto dramático de que a autarquia é proprietária e que poderá ser usado, no futuro, por associações ou agentes turísticos. 

 Os oito episódios serão apresentados em diversos locais do município. "Após um processo exaustivo de recolha histórica, a Câmara Municipal da Mealhada conseguiu criar um novo produto turístico, uma coletânea dramatizada de 'estórias', passível de ser usada por quem o entenda, por exemplo, para dinamizar visitas encenadas no concelho", aponta o município, em nota.

Estes oito episódios resultam do levantamento de histórias verídicas no contexto das Invasões Francesas e da Batalha do Bussaco: a profanação da Capela de Vera Cruz, na Pampilhosa, o incêndio na Capela de Sant’Ana, o acampamento das tropas inglesas na Mealhada, um conjunto de assassinatos na Vacariça, o relato do frei José de São Silvestre acerca da batalha, a pernoita do general Massena na casa da família Vasconcellos Lebre ou as histórias dos muitos franceses que ficaram para trás e por cá constituíram família. 

Foto: Carlos Gomes