Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Os Azeitonas marcaram público num concerto “diferente”


tags: Música, Mealhada Categorias: Cultura quinta, 25 novembro 2021

Os Azeitonas subiram ao palco do Cineteatro Messias, no passado sábado dia 6 de novembro, para um concerto “diferente” que encheu a sala do auditório. Marlon, vocalista do grupo – composto também por Salsa e Nena –, partilhou em entrevista ao nosso jornal que o espetáculo “correu muito bem, com sala cheia, num formato um pouco diferente e em quarteto”. “Nós normalmente somos onze em palco mas este é um formato quarteto, e já temos feito auditórios neste registo, em que aproveitamos para despir um pouco as músicas, contar as histórias delas e falar um pouco sobre as músicas e sobre a banda. Por isso é um pouco uma conversa que explica muitas vezes como é o processo criativo e isso permite estabelecer uma ligação com o público. Nós tínhamos começado a tournée em março mas devido à pandemia em 2020 fechou logo tudo por isso tínhamos uma tournée de cerca de 12 datas e, portanto, ou foram canceladas ou adiadas durantes estes anos. Retomámos agora e para o ano vamos retomar com mais força”, adiantou o vocalista.

“Whatever, Tanto Faz” foi o tema escolhido pelo grupo para abrir o espetáculo, esta que “é uma música que normalmente com banda é muito mais rock e tem muita energia, mas neste caso foi transformada numa Bossa Nova através do piano e da guitarra acústica”. “Foi uma versão que nós criámos aquando do concerto que demos na Casa da Música em 2017, um concerto em acústico, mas com a banda completa com os 11 elementos, e para esse concerto nós fizemos novos arranjos para as músicas de forma a adaptá-las ao novo formato. E o tema “Whatever, Tanto Faz” foi um dos que sofreu essa alteração mais forte e mudámos completamente o registo para Bossa Nova”, esclareceu. Os Azeitonas deram voz a outros temas conhecidos, tais como o “Momento”, “Tonto de Ti”, “Anda Comigo Ver os Aviões” e “Quem és tu Miúda” e, para fechar e por insistência do público, voltaram ao palco e ainda tocaram um tema de 2018, o “Xixi Cama”.

Mas neste concerto Os Azeitonas acabaram por subir a palco com companhia, já que anteriormente tinham lançado o desafio aos guitarristas da região para que no dia do concerto tocassem o tema “Guitarrista do Liceu” que foi o último single que saiu em fevereiro deste ano. De entre os cerca de 20 concorrentes, foi David Eusébio o grande vencedor e que teve o privilégio de partilhar o momento com o grupo. “Correu muito bem. Já na altura quando o tema saiu tínhamos lançado o desafio a todos os guitarristas, com a música sem guitarra, para quem quisesse pôr a sua guitarra lá e o prémio era precisamente uma guitarra. Tivemos mais de 70 participantes e foi muito bom. E desta vez com este concurso quisemos fazer a mesma proposta, mas neste caso era um cover e era necessário que partilhassem nas redes sociais e depois nós escolheríamos um guitarrista para que viesse tocar connosco a música”, contou Marlon.

Os Azeitonas, que já tinham atuado há 2 anos no concelho da Mealhada, embora noutro registo, foram também recebidos pelo Cineteatro Messias que disponibilizou a sua sala para a gravação de dois videoclipes, um para gravar o videoclipe do tema “Pessoas” e outro do “O Momento”. “Foi a primeira vez que atuámos para o público no Cineteatro e a receção foi muito boa. Gostávamos de voltar à Mealhada claro, somos sempre muito bem recebidos”. O grupo adiantou que tem sempre convidados surpresa nos seus espetáculos e já está em agendamento uma tournée para meados de fevereiro ou março, que vai passar um pouco por todos os auditórios do país, cujas datas ainda estão a ser fechadas.

Foto: Fernando Costa