Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Câmara de Penacova aprova projetos no valor de mais de 1,3 milhões de euros


tags: Projeto, Executivo Categorias: Região quinta, 25 novembro 2021

O executivo de Penacova aprovou cinco projetos no valor total de mais de 1,3 milhões de euros, na sua reunião de 18 de novembro. Estes projetos envolvem intervenções nas três vilas do concelho e, no caso de Penacova, foi aprovado o projeto de execução de uma rotunda no Largo D. Amélia, na entrada da vila, e da requalificação da rua de S. João, no valor de cerca de 509 mil euros.

Este projeto está sujeito a revisão, nos termos legais, apresentando uma maturidade que permite a sua candidatura a fundos comunitários de regeneração urbana, em consonância com os estudos decorrentes da Área de Reabilitação Urbana de Penacova. Nesta mesma data, foi assinado o contrato para a intervenção que se destina a corrigir o deslizamento na rua Dr. Artur Soares Coimbra, no valor de cerca de 225 mil euros.

No que diz respeito à vila histórica de Lorvão, foram aprovados dois projetos que se complementam entre si: a remodelação da Casa do Monte (no valor de quase 200 mil euros) e a Oficina do Palito e arranjos exteriores (no valor de cerca de 92 mil euros). Com estes projetos, a Câmara Municipal espera iniciar uma dinâmica de reabilitação urbana na envolvente do mosteiro de Lorvão, acomodando intervenções em edifícios públicos e privados e nos espaços públicos envolventes.

Finalmente, São Pedro de Alva foi contemplada com a aprovação de um projeto que prevê a requalificação urbana desde o nó do IC6 até ao centro urbano consolidado (junto à Capela de Sto. António), que irá permitir a criação de uma nova imagem de urbanidade. Sobre este conjunto de projetos de intervenção urbana, Álvaro Coimbra declara que “a Câmara Municipal irá procurar apoios para as obras, cujos projetos agora aprovou”, ressaltando a preocupação de coesão territorial que resulta da distribuição dos investimentos pelas três vilas. O presidente da Câmara espera que “este seja um contributo para o muito que falta fazer na reabilitação, na requalificação e na regeneração urbanas, num caminho ambicioso que se estenderá a todos os aglomerados urbanos do território municipal”.