Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

''A Ratoeira'' apresenta-se no Cineteatro Messias com Ruy de Carvalho


tags: Teatro, Mealhada, Cineteatro Messias Categorias: Cultura quinta, 17 fevereiro 2022

"O espetáculo é muito bom. Tem um elenco ótimo. E é um espetáculo que deve ser visto”. São declarações de Ruy de Carvalho ao nosso jornal, um dos mais prestigiados atores nacionais, a propósito da peça “A Ratoeira”, no qual integra o elenco e é o protagonista.

A peça de teatro vai subir a palco na próxima sexta-feira, dia 25 de fevereiro, pelas 21h, no Cineteatro Messias. “A Ratoeira” é uma das histórias de maior sucesso de Agatha Christie que tem batido todos os recordes, estando registada no Guiness Book of Records como a peça em cena há mais tempo. E foi precisamente esse o motivo que levou o encenador Paulo Sousa Costa a perceber o fenómeno, até que foi a Londres ver a peça – que continua em cena há 70 anos – gostou e obteve os direitos para trazer para Portugal.

“É um casal que está a estrear a sua nova pousada, a receber vários clientes e nesse fim-de-semana vai haver uma morte dentro da pousada e todos são suspeitos. Até que chega um inspetor e não deixa ninguém sair até apurar o criminoso. É uma suspeição constante em que todos podem ser o assassino ou a assassina de um assassinato que houve em Londres. Juntamente a esse assassinato, vai haver outra morte de um dos hóspedes na pousada e assim começa a trema”, partilhou o encenador ao nosso jornal.

A peça, que já percorreu 20 cidades, demorou cerca de quatro meses a estar pronta para sair em cena, sendo que a criação da mesma passou por várias fases, desde os figurinos, a escolha do elenco, a construção do cenário, até aos ensaios que demoraram cerca de seis semanas. O elenco, além de Ruy de Carvalho, conta também com Filipe Crawford, Sara Cecília, Henrique de Carvalho, Sofia de Portugal, Daniel Cerca Santos, Luís Pacheco e Elsa Galvão.

Para Ruy de Carvalho, regressar ao palco do Cineteatro Messias é um “privilégio”. “É um palco onde eu trabalhei muito, há muitos anos, pois a Companhia de Teatro Nacional ia lá muitas vezes. Tenho histórias muito engraçadas com vários atores e várias companhias. A Mealhada é uma terra que quando eu passava lá e o teatro estava fechado eu tinha um desgosto enorme. É um teatro muito bom e maravilhoso. Portanto, é um prazer enorme voltar e trabalhar no Cineteatro Messias na Mealhada”, adiantou o ator ao nosso jornal.

“A Ratoeira”, que previa estrear no dia 19 de março de 2020, porém, por razões da pandemia, estreou apenas em setembro de 2020, apresenta-se agora pela primeira vez na Mealhada e os bilhetes, entre 18€ e 25€, podem ser solicitados através do e-mail teatromessias@cm-mealhada.pt, do contacto 231 209 870 ou ainda reservados em cineteatromessias.cm-mealhada.pt.

“O público da Mealhada é sempre um público que nós gostamos de apresentar os nossos trabalhos e temos a certeza que vão gostar, não vai ser exceção. Vai ser um espetáculo com muito suspense e com um fim inesperado que é característica de Agatha Christie. Habitualmente esgotamos os sítios onde vamos”, avançou o encenador Paulo Sousa Costa.