Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada associa-se a jogo que desafia as famílias a uma caça ao tesouro pelas ruas do país


tags: Projeto, Ruas, Projeto, Mealhada segunda, 07 março 2022

A Câmara Municipal da Mealhada associou-se à Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) no projeto Heróis da Fruta que lança, neste mês de combate à obesidade, uma aplicação que desafia as famílias a fazerem uma caça ao tesouro pelo país, através de um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis.

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, idêntico ao Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e a caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em mupis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto. Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

PUB

Na Mealhada, os cartazes estão afixados em mupis e cartazes afixados nas escolas EB1 de Barcouço e Casal Comba (escolas aderentes ao projeto), Centro de Interpretação Ambiental, Posto de Turismo da Mealhada, Biblioteca Municipal da Mealhada, Pedrulha, Barcouço, e Mealhada - junto ao Centro de Saúde.

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

O mapa com a localização dos diferentes baús está disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html

A aplicação, desenvolvida em Portugal pelos estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil.

Refira-se que a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2010 por famílias preocupadas em prevenir o Obesidade Infantil, uma doença que afeta uma em cada três crianças e que aumenta o risco de desenvolver outras patologias como diabetes, hipertensão ou cancro.