“Há o reconhecimento de que reunimos um conjunto de fatores que tornam os nossos equipamentos muitíssimo competitivos”, garante Júlio Penetra.
A cidade da Mealhada, mais concretamente o complexo das Piscinas Municipais, foi, no passado fim-de-semana, a capital nacional da Natação Pura no passado fim-de-semana. O campeonato nacional de clubes da 1.ª e 2.ª Divisão trouxe à Mealhada o orgulho de albergar a “mais importante prova e a de maior relevo do calendário nacional da Federação Portuguesa de Natação”. Nos dias 17 e 18 de dezembro nadaram na Mealhada 423 atletas de vinte e cinco clubes nacionais a luta pela subida, pela manutenção e pelos títulos nacionais mais importantes da Natação nacional.
“A realização destes campeonatos nacionais da 1.ª e 2.ª divisão de clubes é o crolário do reconhecimento generalizado de que a Mealhada reúne um conjunto de fatores que tornam os nossos equipamentos muitíssimo competitivos”, afirmou Júlio Penetra, vereador da Câmara Municipal da Mealhada ao Jornal da Mealhada. “Doze anos depois de ter sido construída a nossa piscina continua a ser atrativa e garantem-nos os responsáveis nacionais que dá provas de ter sido muito bem concebida e propícia à conquista de bons resultados”, prosseguiu o vereador.
Relativamente ao impacto do evento na economia local, Júlio Penetra declara: “Foi ótimo para todos. Estiveram cá mais de mil pessoas – entre praticantes, staff e acompanhantes – que quase encheram a nossa capacidade em termos de hotelaria e restauração”.
“Os responsáveis da Federação Portuguesa de Natação declararam-me, ainda, que o traquejo e a experiência do staff do setor do Desporto da Câmara da Mealhada oferece garantias únicas que acabam por ser um fator determinante para o sucesso e para a realização destas provas no concelho”, disse ainda Júlio Penetra, que acrescentou: “Temos uma equipa muito dinâmica e enérgica que dá aos organizadores garantias e muita confiança, e isso é um fator muito relevante para a nossa atratividade”.
Júlio Penetra confessou a esperança de a Mealhada poder voltar a receber a maior prova nacional de natação pura em clubes e acrescentou: “No futuro, e apesar das dificuldades, a nossa aposta terá, necessariamente, de passar pelo investimento financeiro num maior aproveitamento mediático e de projeção nacional destas provas nos meios de comunicação social nacional”.
O evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Natação com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada. A equipa feminina do FC Porto conquistou pela quarta vez consecutiva o campeonato nacional da 1.ª Divisão. O Sporting Clube de Portugal sagrou-se pela primeira vez na sua história campeão nacional masculino, com o feito inédito de ter sido campeão da 2.ª Divisão na época passada.
O Campeonato Nacional da 2.ª Divisão foi muito disputado, tanto em masculinos como em femininos, com as subidas e descidas a serem discutidas até à última prova.
Em femininos, o Algés, que na época passada tinha vencido o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, alcançou o título de campeão da 2.ª Divisão. O campeão nacional masculino da 2.ª Divisão é a União Piedense.
Ao longo do campeonato foram estabelecidos quatro recordes nacionais, três do escalão júnior (Inês Fernandes do Sporting nos 50 metros costas e 100 metros costas, por duas vezes) e um absoluto (Alexis Santos, do Sporting, nos 100 costas).
Presentes no evento estiveram Paulo Frischknecht, presidente da Federação Portuguesa de Natação, Rui Magalhães, selecionador nacional de Natação Pura, Catarina Rodrigues, delegada regional do Instituto do Desporto de Portugal, e os presidentes das associações de natação de Aveiro, Algarve, Norte Portugal, Coimbra e Lisboa.
xa0