Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Projeto EUSOUDIGITAL apresentado em Cantanhede


tags: Cantanhede Categorias: Região quarta, 27 abril 2022

Cerca de quatro dezenas pessoas estiveram na apresentação pública do projeto EUSOUDIGITAL, numa sessão que decorreu hoje, 27 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal.

A sessão contou com a presença de Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Domingos Caeiro, vice-reitor da Universidade Aberta, e Nuno Gramaxo, coordenador operacional do programa EUSOUDIGITAL, mas também com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedense, e Sónia Valente, coordenadora do Centro Local de Aprendizagem (CLa) da Universidade Aberta, em Cantanhede.

Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, referiu que “a atividade que o Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede da Universidade Aberta vai desenvolver no âmbito deste acordo vai de encontro às preocupações da autarquia em promover a infoinclusão dos cidadãos. Este é, portanto, um processo que merece todo o nosso apoio, tal como as demais ações futuras que decorrerão no âmbito da existência deste Centro EuSouDigital”.

A autarca evidenciou a importância da “integração social desses cidadãos, normalmente os mais velhos, aqueles que viveram a maior parte da sua vida adulta na chamada era analógica, mas também adultos jovens que não contactaram de perto com as novas tecnologias”. Helena Teodósio destacou ainda a “importância da valência de ensino superior do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Cantanhede e do que isso representa para o concelho e para a região. É inquestionável que o seu impacto tem sido muito positivo, pois permite que muitos cidadãos acedam mais facilmente a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento ou a formação específica e especializada em várias áreas”.

O EUSOUDIGITAL é um projeto partilhado entre Munícipio de Cantanhede e a Universidade Aberta, que visa ajudar, de forma simples e gratuita, todos aqueles que
queiram dar os primeiros passos na Internet. A iniciativa prevê promover a literacia digital de um milhão de adultos, até ao final de 2023, através da promoção de ações de formação de adultos que nunca utilizaram a internet. É esta a missão desta iniciativa inscrita no Plano de Ação de Transição Digital e que junta o Estado português, através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.

O programa assenta numa rede nacional de milhares de voluntários/mentores, apoiados em centros espalhados por todo o país, pronta a ajudar todos os portugueses que queiram dar os primeiros passos na internet, criando, assim, uma geração de novos digitais/alunos.