Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro celebrou 40 anos e pretende unir população


quarta, 04 maio 2022

O Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro assinalou 40 anos no dia 2 de maio e, em conversa com o nosso jornal, a presidente Graça Batista não escondeu os seus sonhos e a vontade de elevar o nome da freguesia pelo país fora, mas também de unir as gentes da terra. Com sede na escola da freguesia, este rancho tem levado as danças tradicionais Bairradinas pelo mundo fora e quer as escolhas dos trajes como dos cantares levam o grupo e os seus espetadores a viajar no tempo até ao século XVIII. Entre dançarinos e tocata, onde não falta o clarinete, os acordeões, os ferrinhos, o reco-reco, a pandeireta e o bom, são cerca de 50 crianças a adultos que compõe este encontro de gerações. Para assinalar o número redondo, o grupo vai realizar o habitual Festival de Folclore, dia 23 de julho, com ranchos convidados dos vários pontos do país.  

Graça Batista, presidente desde 2009, contou como é que tudo começou em 1982. “O Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro surgiu a partir de duas pessoas, uma delas a minha mãe, Leontina Dias Neves, juntamente com Deolinda Mendes Esteves que decidiram reunir um grupinho e começaram a fazer ensaios que até eram em casa da minha mãe. E assim começou”, referiu, adiantando que nessa altura, uma vez que o grupo era formado apenas por crianças – tal como descrevia o anterior nome Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro – ainda jovem, também decidiu juntar-se e começou por ser dançarina. Os anos foram passando, várias direções, e Graça Batista assumiu o cargo depois do seu marido – António Simões – e na altura presidente da direção ter falecido.

“Foi um rancho que teve sempre muitas dificuldades. O meu marido quando era presidente ainda comprou uma aparelhagem porque não haviam muitos meios. Mas hoje já conseguimos ter outras condições porque organizamos festividades, vamos às tasquinhas e algumas saídas são pagas. E é dessa forma que damos a conhecer pelo país fora a nossa cultura e tentamos que o nosso grupo tenha toda a gente a participar, não só crianças – porque o nome anterior era–, mas adolescentes e adultos. Ou seja, ser um encontro de gerações”, disse.

À questão “O que de melhor retiram do rancho” Graça Batista não hesitou: “tudo”: “Tudo em geral, desde os encontros, o convívio, até ao facto de andarmos pelo país fora e conhecermos outras culturas e pessoas. Por acaso nunca fomos ao estrangeiro, mas não é uma meta que tenhamos. Porque não é fácil levar crianças e é uma grande despesa. Mas é muito bonito conhecermos pessoas com formas de estar diferentes das nossas, naquelas terras isoladas, mas com condições muito boas, e isso agrada-me bastante. Falo pelo meu rancho, nós aqui não temos essas condições, somos muito fracos nesse aspeto”, acentuou.

 

Grupo sonha com nova sede

O grande objetivo que o rancho tem é conseguir fazer uma sede com algumas condições. Nós temos a escola e somos gratos por isso, mas não tem condições. O objetivo que nós tínhamos era construir alguma coisa – claro que sozinhos não conseguimos –, mas precisávamos de um pavilhão na parte de trás da escola, por exemplo”, partilhou a presidente, destacando que este já era também o sonho do seu marido, anterior presidente. “Quando for, entretanto, para celebrar os 40 anos vamos ter dificuldade por causa do espaço, pois vamos ter que ir para terras vizinhas, o que nos sai mais caro. É algo que queremos muito, é um sonho nosso e não queria deixar a direção sem o ver cumprido. Assim, sei que pelo menos deixei uma marca na minha freguesia”, concluiu.

O grupo já tem atuações marcadas para os próximos tempos. Dia 11 de junho, pelas 19h, vai estar na Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, dia 25 de junho em Barcouço, dia 17 de julho em Vairão (Vila do Conde), em Sertelha dia 6 de agosto e nas tasquinhas de Ventosa do Bairro dia 28 de agosto. Os interessados em fazer parte do Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro, desde crianças a adultos, podem aparecer nos ensaios que se realizam todos os sábados, às 21h, na sede (Escola de Ventosa do Bairro).

 

 

Reportório do Rancho Folclórico de Ventosa do Bairro é composto danças tradicionais, desde modas de roda, viras e marchas, todas elas com um significado especial.

Explicação de algumas danças:

“Largo do Freixo” – Largo existente na aldeia, onde antigamente se faziam festas e ensaios, em que os rapazes aproveitavam para pedir um beijo à moça durante a dança.

“Os Vinhedos” – Moda para lembrar as vindimas, uma vez que a Bairrada se destaca pelos bons vinhos maduros, branco e tinto.

“Farrapeirinha” – Simboliza as farrapeiras, que eram as senhoras que aproveitavam os trapos para fazer as tapeçarias.

“Enleio” – Antigamente, nos domingos à tarde, reuniam-se grupos de pessoas que formavam uma roda e dançavam o enleio.

“Desfolhada” – Na altura da descapelada do milho, no fim da colheita, as pessoas divertiam-se cantando e dançado a “Desfolhada”.