Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede apresenta projeto de apoio ao cuidador informal


tags: Cantanhede, Cantanhede Categorias: Região quarta, 04 maio 2022

O Salão Nobre dos Paços do Concelho no Município de Cantanhede foi palco da sessão de apresentação e divulgação (em formato presencial e plataforma teams) do projeto CuidIn – Apoiar e cuidar do cuidador informal, na qual marcaram presença representantes das autarquias locais, o terceiro setor e o setor da saúde. O encontro foi presidido pela vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, Célia Simões.

O CuidIn visa apoiar e cuidar do cuidador informal, dar-lhe voz, enaltecer a sua forma de atuação e promover um espaço de partilha de experiências e boas práticas para uma participação ativa no ato de cuidar, enquanto cuidador e enquanto cidadão. De referir que no concelho de Cantanhede foram até ao momento contactados 532 cuidadores informais e efetuadas 318 entrevistas.

Na sessão foram também divulgadas as estratégias para a capacitação dos cuidadores informais (em regime presencial, à distância ou formato misto), conteúdos da capacitação e programas psico-educativos e capacitação dos profissionais.

Do trabalho sistematizado realça-se que através da recolha de dados das entrevistas presenciais (250 entrevistas), o objetivo foi caracterizar os 181 cuidadores informais participantes na fase de capacitação. Os cuidadores selecionados estiveram relacionados com diversos critérios (nível de dependência da pessoa cuidada, dificuldades, necessidades, sobrecarga e avaliação de critérios distintivos).

No que diz respeito à Rede de Apoio Social Local, foi efetuada a apresentação do planeamento do projeto e ações de colaboração, nomeadamente a capacitação da Rede Social Local de cuidadores informais através de parcerias. Outro passo relevante passa pela articulação e complementaridade da Rede (USF, IPSS, Freguesias, Município, Voluntários e CuidIn).

Os próximos passos passam por criar a Rede Local CuidIn e identificar o grupo-piloto para se avançar com ações de capacitação.

Face à necessidade de dignificar, credibilizar, apoiar e capacitar o cuidador informal, este projeto resulta da parceria entre o CEISUC (promotor), o CEDCCP (parceiro) e os investidores sociais Município de Cantanhede e o Biocant Park.