Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Exposição “A Capela da Minha Aldeia” dá a conhecer património religioso do concelho


tags: Mealhada, Cineteatro Messias Categorias: Cultura quinta, 12 maio 2022

Até 31 de maio, a exposição “A Capela da Minha Aldeia”, patente no Cineteatro Messias, convida a população a descobrir o património religioso espalhado pelo concelho. Com retratos das 46 capelas das freguesias, a maioria católicas, é por entre as várias fotografias destes espaços e dos seus elementos que os visitantes, com entrada gratuita, podem aprofundar o seu conhecimento, através de uma descrição e explicação técnica de cada uma das capelas.

“São símbolos, não só históricos, culturais e artísticos, mas são edifícios vivos porque são congregadores, são espaços também catalisadores da fé e da experiência. E, portanto, todos eles nascem no contexto da fé. São a expressão de que numa aldeia onde haja uma capela é sinal de que há um povo crente, independentemente de haver outros que não o são. E marca e determina a matiz religiosa e cristã de um concelho. Não é só uma questão etnográfica, cultural e artística, mas é a verdadeira harmonia do mais puro que existe entre o culto e a cultura”, realçou Padre Rodolfo Leite. A Capela de São Simão é uma entre as oito da freguesia de Barcouço que está em exposição. Casal Comba tem outras sete capelas, o Luso dez, a freguesia da Pampilhosa quatro, a Vacariça oito e a União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes apresenta as suas nove capelas.

Para Padre Rodolfo Leite esta exposição é fundamental num primeiro momento porque permite que “as pessoas tenham a realidade de um todo”. “É importante perceber que um concelho com as diversidades e rodeado de cidades, como Anadia, Coimbra, Águeda, ou seja, rodeado de cidades com comboio e autoestradas, onde facilmente há dispersão, poder apresentar aqui um dominador comum que é a fé cristã, poderá ser um dos elementos congregadores para uma identidade do concelho. Este não é o objetivo da exposição, mas eu penso que pode ser aproveitado, pode ser uma mola de lançamento para que depois se possa, juntamente com outros elementos, sem perder a identidade de cada uma das freguesias, ter aqui um elemento congregador e catalisador do concelho, para além das diferenças. Porque quando nós não temos uma identidade, somos simplesmente um conjunto de freguesias justapostas umas às outras, mas que não têm cumplicidades e não lutam por uma causa comum”, avançou.

A mostra foi inaugurada no passado dia 22 de abril e António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, realçou que “é importante valorizar a riqueza histórica que existe nas nossas aldeias e vilas”. “Agradeço a toda a comunidade, designadamente às comissões paroquiais, pelo trabalho de preservação deste património, de que esta exposição vem dar testemunho público”, sublinhou. “Esta exposição é mais um contributo para reforçar os nossos laços à nossa história e aos nossos lugares. É o testemunho da nossa identidade coletiva, que nos cabe valorizar e preservar”, acrescentou o autarca.