Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bárbara Duarte inspira jovens no mundo da dança e tornou-se Embaixadora da Juventude


tags: Projeto, Mealhada, Luso Categorias: Cultura segunda, 04 julho 2022

Tem 23 anos, é do Luso, é bailarina e coreógrafa. Para somar ao currículo, Bárbara Duarte foi recentemente eleita Embaixadora da Juventude, pela Zona 231. A dança sempre fez parte da sua vida e, em setembro de 2017, resolveu dar a oportunidade de também outros bailarinos seguirem o seu sonho. Criou o projeto DWH – Dance With Heart, com mais de 100 alunos, e dá aulas no Luso, na Mealhada, em parceria com o ginásio R66, na Escola de Dança do Clube de Ancas e, recentemente, abriu o estúdio em Anadia.

“Desde sempre que me lembro de dançar. Comecei por volta dos 3 anos no ballet, onde estive 2 anos. Mas percebi que a minha área seria outra. Ingressei sempre numa vertente mais fitness e street dance. Entretanto, por volta dos 16 anos, comecei a interessar-me à séria pela vertente das danças urbanas, do hip hop e breakdance. Comecei a tirar formações e, a partir daí, agora a minha foundation é o hip hop. E é isso que tento implementar aqui no concelho e na região da Bairrada. Porque acho que esta área falta aqui”, começou por nos contar.

Bárbara Duarte considera que toda a sua experiência permitiu criar currículo para poder dar aulas e trabalhar na área e, ainda que jovem, já se faz acompanhar de uma larga bagagem no mundo da dança. “Na minha adolescência participei nas Escolíadas e houve um ano que ganhámos. E é engraçado uma associação aqui do nosso concelho poder dar azo a este tipo de confiança, não só a mim, mas a todos os concorrentes que acabam por participar. Entretanto participei no Hip Hop International – uma competição de dança internacional – e sou certificada de jurada pela Meg Vasselli. E isso também foi algo que me marcou. Recentemente, tirei um curso de 6 meses na Promofitness com vários artistas de renome nacional e deu-me a confiança que necessitava”, avançou. Além disso, a jovem trabalha na sua área de formação - Cardiopneumologia e Neurofisiologia -, com o olhar atento no futuro, pois “não dá para viver da dança para sempre”, revelou.

“Inspiração” é a palavra de ordem quando se fala em objetivos, pois acredita que o seu futuro passa por inspirar outras pessoas e dar palco a crianças e jovens para que mostrem a sua arte. Participar com o DWH – Dance With Heart nas maiores competições de hip hop nacionais é uma meta que, garante a coreógrafa, poderá estar para breve.

Bárbara Duarte tornou-se a Embaixadora da Juventude, a par com Andy Scotch, e acredita que a inspiração tenha sido a motivação para o convite, este que, para si, significa “um orgulho enorme e uma honra gigante”. “Quando nos inspiramos em nós, também inspiramos os outros. Comecei a nível profissional há 5 anos, mas nem tudo é fácil. Houve muitas portas que se fecharam e vários convites que não se realizaram. Tive que ser eu a ir pedir e hoje em dia cheguei aqui e há reconhecimento na nossa zona. E a Zona 231 é isso mesmo”, disse, acrescentando que este projeto passa por “dar palco, dar voz aos jovens e fazer com que eles acreditem neles próprios e não desistam das ideias. Independentemente das várias portas fechadas, alguma se vai abrir”. “Eu própria sou jovem e poder estar a inspirar outros com a minha idade é incrível. Penso que nós não somos só jovens na faixa etária, porque quem pensou neste projeto é adulto, mas tem de ser jovem de mente. E isso é inspirador. Porque apesar da idade que tenhamos, podermos inspirar outros e podermos dar a conhecer estas ideias que são necessárias nos dias de hoje, é essencial, porque não é no dia de ontem nem no dia de amanhã. É hoje que é preciso utilizar estas ideias e levá-las mais além. E, portanto, poder ter a minha idade e estar a inspirar outras pessoas neste projeto, ainda por cima ao lado do Andy Scotch, que é uma pessoa que para mim tem muito apreço, é muito bom”, destacou, acrescentando que aquilo que a Zona 231 faz “é semear a semente para conseguir crescer e dar os seus frutos”.