Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município de Oliveira do Bairro distinguido pelo apoio às pessoas com demência


tags: Oliveira do Bairro Categorias: Saúde sexta, 15 julho 2022

O Município de Oliveira do Bairro foi reconhecido como uma "Autarquia Amiga das Pessoas com Demência", no âmbito da 1.ª edição da iniciativa "Laboratório de Jogos especializados para a Demência", promovida pela AGILidades. 

 A adesão da autarquia bairradina à primeira edição de "Laboratório de Jogos especializados para a Demência", tem por base um protocolo assinado entre o Município e a entidade AGILidades, em junho do ano passado, para a implementação do AGILidades Lab Center no Concelho, um projeto que envolve a atribuição às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) parceiras, de material de estimulação diversificado, com vista ao desenvolvimento de atividades de diagnóstico e estimulação dos mais velhos. 

Recorde-se que as IPSS parceiras deste projeto são o ABC de Bustos, a AMPER, o Centro Ambiente Para Todos, o Centro Social de Oiã, o Centro Social Paroquial S. Pedro da Palhaça, a Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro e a SOLSIL, que também receberam uma menção honrosa, obtendo a distinção de "Instituição amiga das Pessoas com Demência".  

 De acordo com Lília Ana Águas, vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, responsável pelos pelouros da Idade Maior e da Ação Social, "verificou-se que, através da introdução destes jogos no quotidiano das pessoas idosas, houve uma melhoria significativa das capacidades cognitivas, motoras e de socialização desta população e, por essa razão, decidimos dar continuidade a este trabalho em rede, com a introdução dos jogos especializados para Pessoas com Demência". 

Na 1.ª edição da iniciativa "Laboratório de Jogos especializados para a Demência", "estão contemplados dois jogos devidamente desenvolvidos e adaptados para as pessoas com diagnóstico de demência, nomeadamente, o Jogo Labirinto (edição encruzilhada) e o Jogo Mexerico", segundo explicou Marlene Rosa, responsável pelo projeto AGILidades Lab Center, que congratulou a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e as IPSS parceiras por terem "apostado no envelhecimento ativo", reforçando que "nem todos os Municípios têm esta preocupação". 

 De referir que, para além dos jogos, e à semelhança da edição anterior, os técnicos responsáveis pela dinamização destas atividades, até um máximo de 5 elementos, podem usufruir de cinco horas de formação para que a aplicabilidade dos jogos seja feita com a maior precisão possível.  

A AGILidades é uma SPIN Off académica do Instituto Politécnico de Leiria, que se tornou conhecida pela criação e validação científica do jogo sénior para estimulação geriátrica.