Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bussaco Classical Fest encantou espetadores com duas noites de canto lírico


tags: Luso terça, 02 agosto 2022

No fim de semana que passou, dias 29 e 30 de julho, o Lago do Luso foi cenário do Bussaco Classical Fest - Festival de Canto Lírico, onde algumas das mais conceituadas vozes do canto lírico encantaram os espetadores que, em duas noites quentes, deixaram-se surpreender pelo momento. Momento este fruto de uma parceria da Orquestra Clássica do Centro com a Fundação Teatro Goldoni, de Livorno (Itália), que contou com a soprano Rebecca Pieri, o tenor Xuenen Liu, sob a direção do maestro Sergio Alapont.

O programa incluiu compositores de todos os tempos, com predominância de autores ligados a Itália e a Portugal, e ainda uma peça “Uma noite de Luar na Ucrânia”, do autor ucraniano – M. Lysenko (1842 -1812) que procurou, através da música, prestar homenagem ao povo ucraniano.

O Bussaco Classical Fest, organizado pela Câmara Municipal da Mealhada em parceria com a Orquestra Clássica do Centro, é apoiado pelo programa Cultura em Rede, bem como pela DG-Artes.

Esta foi a primeira edição de um festival de canto lírico no concelho da Mealhada, e o encontro está marcado para o ano, havendo assim uma segunda edição. Refira-se que esta iniciativa é integrada no programa “Verão em Festa”, do Luso, um programa de animação que inclui música, teatro, magia, balão de ar quente, uma noite branca, feiras e mercados, atividades de exercício físico e outras direcionadas para as crianças, e que se estende até dia 25 de setembro.