Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Programa Seleção, Gastronomia e Vinhos da Região de Coimbra distinguiu dez restaurantes do concelho da Mealhada


tags: Mealhada, Bairrada segunda, 08 agosto 2022

Dez restaurantes do concelho foram distinguidos, na passada sexta-feira, no Cineteatro Messias, numa cerimónia de entrega de placas e diplomas do Programa Seleção, Gastronomia e Vinhos (SGV) da Região de Coimbra, coorganizada pelo Município da Mealhada.

As placas e os diplomas do Programa SGV da Região de Coimbra, promovido pela AHRESP, foram entregues aos 38 restaurantes pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, por Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP, por Raul Almeida, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC) e pelos representantes das câmaras municipais.

O concelho da Mealhada foi o que registou o maior número de restaurantes distinguidos: Burguezia do Leitão, Couceiro’s dos Leitões, Grande Hotel de Luso, Pedro dos Leitões, Rei dos Leitões, Restaurante O Cesteiro, Restaurante Pedra de Sal, Restaurante Pic Nic dos Leitões, Restaurante Típico da Bairrada e Taberna Belo foram os restaurantes cujo serviço e desempenho cumpriram os critérios de qualidade verificados pelas equipas auditoras no domínio gastronómico, técnico e de serviço.

Para Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, “é uma honra e um orgulho ver restaurantes que são bastiões da oferta diferenciadora do concelho, com créditos firmados no mercado que, com vontade e humildade, colheram este desafio, desde o mais antigo e histórico restaurante da Mealhada ao mais reconhecido e premiado nacional e internacionalmente”. Filomena Pinheiro aproveitou a ocasião para pedir o apoio, o empenho e o reconhecimento da secretária de Estado do Turismo para a Mata Nacional do Bussaco, para a vila termal do Luso e para as 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão.

A secretária de Estado do Turismo deixou uma mensagem para os empresários: “É importante que sejam exigentes com o território e com as vossas equipas, sobretudo no recrutamento que vão fazendo nas vossas empresas. Temos de ter pessoas altamente especializadas a trabalhar nos nossos restaurantes e nos hotéis. Formem-nos e invistam neles”.

Mereceram ainda a distinção restaurantes de outros 13 municípios da CIM – RC: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Tábua.

Estes restaurantes juntam-se, assim, aos 79 que já fazem parte do Guia de Restaurantes SGV da Região de Coimbra desde 2018.

O programa SGV da Região de Coimbra tem como objetivo a qualificação da oferta gastronómica e a promoção da gastronomia portuguesa e regional como elemento diferenciador da oferta turística. Pretende-se, igualmente, incentivar o consumo dos produtos regionais, tradicionais e qualificados bem como promover os vinhos de denominação de origem controlada, entre outros objetivos.

A finalidade da marca SGV é criar uma rede que garanta a satisfação dos seus clientes, contribuindo para a qualificação da oferta gastronómica da região de Coimbra, promovendo e valorizando a gastronomia portuguesa.