Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Ensino, Cultura e Obras - Assuntos mais debatidos na Reunião Ordinária da Câmara


tags: Mealhada Categorias: Região segunda, 19 setembro 2022

A reunião ordinária pública da Câmara Municipal da Mealhada realizou-se hoje, dia 19 de setembro, às 9 horas, no salão nobre do Edifício dos Paços do Concelho.

A reunião contou com três períodos distintos: o período antes da ordem do dia, o período da ordem do dia e as intervenções do público. Participaram, nesta reunião, o Presidente da Câmara António Jorge, a Vice-Presidente, Maria Filomena Pinheiro, e os Vereadores, Rui Marqueiro, Hugo Silva, Gil Ferreira, Sónia Leite e Luís Tovim.

O primeiro Vereador a tomar da palavra foi Gil Ferreira, Vereador dos Pelouros da Educação, Ensino e Formação (coadjuvado pela Vice-Presidente), Cultura, Arquivo e Biblioteca Municipal, Cineteatro Messias, Comunicação e Imagem e Associações não desportivas, onde, no Período Antes da Ordem do Dia, aborda algumas das atividades culturais do concelho, como a peça de teatro ‘Bussaco: da invasão à Constituição’,  que se dividiu em três atos, cada um deles recriado em três concelhos, Mortágua, Penacova e Mealhada, afirma que “há claramente um crescimento” relativo ao que as associações “faziam há uns meses, há um ano”. O Vereador deixa uma “palavra de estímulo e de incentivo” a todas as associações culturais.

Outro exemplo é o Festival Samba, organizado pela Associação do Carnaval da Bairrada (ACB), segundo Gil Ferreira “foi um acontecimento marcante, na vida cultural, social e turístico do município”. O Presidente da Câmara, por sua vez, admite que o Festival Samba “apresentou muito bem a Mealhada”. A Vice-Presidente Filomena Pinheiro explicou que “para nós é essencial que as pessoas usufruam deste espaço (parque da cidade)”. Sónia Leite, Vereadora, felicita “a Associação do Carnaval (da Bairrada) pelo evento”.

O Vereador Rui Marqueiro usou o período antes da ordem do dia para questionar o Presidente da CMM acerca de infraestruturas, serviço de profissionais do concelho e das garagens do Palace Hotel.

A temática do ensino foi lançada pelo Vereador Luís Tovim onde apresentou os problemas que os encarregados de educação da Escola da EB2 lhe fizeram chegar acerca dos alunos. A escola não permite que os estudantes fiquem dentro das salas durante os intervalos, e quando chove, não têm onde se abrigar. Da mesma forma, quando os jovens esperam pelos encarregados de educação à porta da escola, têm de ficar à chuva, e a iluminação não é suficiente.  O Presidente da CMM elucida relativamente ao concurso “sobre os telheiros, sei o que se está a passar, tenho conhecimento dessa dificuldade que tem sido implementar esse projeto, que existe, já foi a concurso duas ou três vezes e que vem sempre deserto”. O Presidente expõe que vai novamente colocar a concurso “sempre que colocamos a concurso o projeto, aumentamos o valor, já vai a mais do dobro do que tínhamos previsto e mesmo assim, não temos empreiteiros a apresentar a sua proposta”.

O Vereador Gil Ferreira pede “que todos sejam parceiros neste processo de criar melhores condições para o funcionamento das escolas”. Gil Ferreira indica que alguns dos assuntos trazidos a reunião de Câmara pelo Vereador Luís Tovim já lhe eram conhecidos, nas situações desconhecidas o vereador da educação diz que a sua equipa estará “inteiramente disponível para ouvir essas necessidades e dar-lhes as respostas que conseguirmos da forma mais célere”.  

A Intervenção do público incidiu na temática das escolas e do ensino, os populares que estiveram presentes na Reunião de Câmara apresentam preocupações relativas à falta de vagas no ATL, ao que o Presidente da CMM responde que essa problemática já se encontra resolvida.  

O Vereador Hugo Silva deu conta da formação modular certificada, que vai decorrer no espaço Inovação Mealhada. A formação é dedicada, maioritariamente, a dirigentes associativos do concelho, sobre gestão de eventos, serão 50 horas, de 10 de outubro, a 7 de dezembro. O Vereador explica que estão “dependentes de um número mínimo de inscritos para que ela ocorra”.

No período da ordem do dia foram dadas informações sobre a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Modificação Orçamental Permutativa, o Concurso Público da Exploração da Cafetaria Alameda da Cidade, a Estrutura Orgânica Municipal, Registo de Pagamentos, Protocolos, Prestações de Serviços e Licenciamento de Obras Privadas.

A próxima Reunião de Câmara será no dia 3 de outubro, segunda-feira, com início marcado para as 9 horas, no salão nobre do Edifício dos Paços do Concelho.