Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Museu de Cantanhede LOAD ZX Spectrum abriu nova sala multiusos


tags: Cantanhede Categorias: Região, Cultura quinta, 27 outubro 2022

O Museu LOAD ZX Spectrum celebrou no passado sábado o 2.º aniversário com diversas atividades, das quais se destaca a abertura da nova sala multiusos, batizada com o nome de Rosalina Alves, em homenagem à colaboradora da TIMEX que mais se tem destacado neste processo de reencontro e levantamento histórico.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, esteve presente nas comemorações, assim como João Diogo Ramos, fundador e curador do espaço museológico, o orador convidado Libânio Guerreiro, para além de ilustres membros da comunidade de seguidores do museu, como André Luna Leão, João Encarnado, Hugo Pinto, Paula Silva, Diogo Reis e Bruno Couceiro.

Na ocasião, Pedro Cardoso sublinhou mais uma vez “a importância deste projeto inovador e diferenciador, que é o Museu LOAD ZX Spectrum em Cantanhede, que vai dando os primeiros passos, mas que com dois anos de vida já permite antever o enorme potencial e a atratividade turística, o que confirma a aposta determinada em continuarmos a dar passos consistentes rumo a novos projetos”.

O autarca referiu ainda que “para além do interesse museológico, cultural, histórico e científico do LOAD ZX SPECTRUM, há que atentar na dimensão educativa e lúdica-pedagógica desta unidade museológica e na relevância para as escolas e para os alunos dos diferentes níveis de ensino, constituindo-se por isso, como um verdadeiro recurso educativo, que pode ser determinante para uma verdadeira literacia digital, e para a promoção das TIC, numa lógica de igualdade de oportunidades e de inclusão”.

“Neste momento celebrativo não posso deixar de elogiar a energia, o entusiasmo, a dedicação, o conhecimento nesta área, por parte de João Diogo Ramos, mentor deste projeto, e que têm sido determinantes para o sucesso do LOAD ZX Spectrum. Felicito também os muitos entusiastas de todas as partes que têm validado este projeto, e que se juntam à equipa, entre os quais académicos reputados, e gente com uma carreira de prestígio precisamente nesta área”, concluiu.

André Luna Leão, o fundador do blog Planeta Sinclair que atingiu em 2022 o impressionante número de 1 milhão de visitantes, esteve à conversa com João Diogo Ramos, fazendo uma síntese dos principais acontecimentos do último ano. De seguida entrevistou Libânio Guerreiro, o criador de Hero, S.O.S. Naufrágio e A Viagem de Vasco da Gama.

O facto de se tratar de um dia de festa não impediu que os colaboradores deste espaço de referência também pusessem mãos à obra e, ao longo do fim-de-semana, foram intervencionadas algumas dezenas de máquinas do espólio do museu, inventariados muitos objetos recentemente adquiridos ou doados, e foram preservadas dezenas de disquetes e cassetes bem como várias dezenas de EPROM’s provenientes da TIMEX Portugal.

Foi, de resto, o empenho de uma vasta equipa de colaboradores e amigos do Museu LOAD ZX Spectrum, que João Diogo Ramos elogiou nesta caminhada iniciada em 2020. Todavia, as atenções centram-se já no futuro, que passa pela Lisboa Games Week, evento que decorre de 17 a 20 de novembro, e para o qual o Município de Cantanhede estabeleceu uma parceria institucional com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum durante as suas próximas três edições.

João Diogo Ramos não deixou de agradecer o apoio da autarquia nestes últimos dois anos. “Obrigado ao Município de Cantanhede por ser o parceiro que precisávamos e nos deixar trabalhar em prol de um projeto único no Mundo, em honra e homenagem a este pequeno computador que nos une: o Spectrum”.