Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cemitério de Casal Comba vai ser ampliado


tags: Casal Comba, Requalificação Categorias: Região sexta, 28 outubro 2022

O cemitério de Casal Comba sofrerá obras de ampliação no início do próximo semestre indica o Presidente da Junta de Freguesia de Casal Comba, Nuno Veiga. 

As obras de ampliação no cemitério avançam devido à grande lotação do espaço. O cemitério de Casal Comba foi edificado em 1890 e teve um aumento uma centena de anos mais tarde, “está a atingir o seu limite, temos de tratar de aumentá-lo o mais rapidamente possível”. Devido à pandemia da COVID-19, a mortalidade dos habitantes da freguesia de Casal Comba aumentou, “tivemos o dobro dos falecimentos que havia”, indica o Presidente da Junta. Neste momento, apenas existem onze sepulturas disponíveis.

A urgência da obra deve-se ao pouco espaço restante para novas sepulturas. Este trabalho tem sido desenvolvido desde janeiro “a minha expectativa era que este ano já tivéssemos começado a trabalhar nisso”, lamenta o Presidente. Contudo, Nuno Veiga acredita que no próximo ano já haja obra executada.

A compra prévia de sepulturas é uma preocupação “Acabámos com as vendas de sepultura por antecipação, em Casal Comba, neste momento. Ninguém pode comprar uma sepultura para ficar, porque ninguém sabe quando é que morre”, explica o Presidente. Esta proibição deve-se à insuficiência de espaço.

A previsão para o início das obras incide no primeiro semestre do próximo ano. A obra será feita por fases. Pretendem iniciá-la com o muro da ampliação, mais tarde “criar os acessos à parte nova, fazer os arruamentos”, entre outras. Nuno Veiga explica que a duração da obra é incerta “não é algo que se faça de uma vez só, porque não tenho orçamento para tal, e não posso estar à espera que a Câmara nos dê dinheiro para fazer a obra de uma vez só”.

O financiamento advém da Câmara Municipal da Mealhada e da Junta de Freguesia de Casal Comba, “não posso contar só com o financiamento da Câmara”. O Presidente da Junta acrescenta ainda que pretende candidatar-se, até ao final do ano, “a uma verba anual da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro para este tipo de obras”. A obra de ampliação do cemitério tem a estimativa do valor global de 72 mil euros.