Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Programa Edubike faz “rodar” bicicletas nas escolas e jardins de infância do concelho


tags: Escolas, Ciclismo, Ciclismo, Mealhada, Educação, Juventude, Jovens Categorias: Região, Desporto, Saúde sexta, 25 novembro 2022

As crianças das escolas e dos jardins de infância públicos do concelho da Mealhada já dispõem das bicicletas do Programa Edubike, que visa a promoção do uso da bicicleta em segurança.

O Edubike tem duas vertentes do Programa Operacional Pedalar: uma direcionada ao pré-escolar (PréPOP) e outra ao 1.º CEB (POP). O PréPOP é uma ferramenta "faz-de-conta", onde se propõe que crianças com idade pré-escolar encarnem várias personagens e assumam diferentes papéis e funções: o polícia sinaleiro, o dono da estação de carregamento de energia elétrica das bicicletas, o encarregado do ecoponto e do centro de reciclagem, etc. Todo este contexto é criado e adaptado à sala de aula ou ao espaço exterior, onde as crianças podem andar mais livremente de bicicleta, não existindo, por isso, uma limitação para a prática das atividades. O cenário a criar contemplará uma rotunda, uma estação de carregamento elétrico (faz de conta) das bicicletas, um ecoponto, um centro de reciclagem e alguns arranha-céus, tudo ao tamanho dos pequenos residentes, de modo a desempenharem os seus papéis na cidade, a brincar. A cidade é construída a partir do aproveitamento de caixas de papelão, transformando-as em objetos, edifícios ou serviços que cada escola queira implementar na sua cidade.

O POP consiste num jogo de aprendizagem que estimula as crianças do 1.º CEB a perceberem melhor este conceito de mobilidade suave e ciclável e de cidadania, com ênfase na experimentação e na promoção da aprendizagem por via da interação. Para além dos jogos, são também promovidas práticas no contexto social e urbano onde se veem perante situações do dia-a-dia, numa cidade criada por linhas no chão e por onde as crianças podem circular com a devida precaução e sob normal de conduta de um espaço citadino real. As crianças são ensinadas a respeitar todos os utilizadores da via pública, sejam condutores, peões ou utilizadores de qualquer meio de transporte, promovendo a segurança rodoviária. No final será feita uma associação de valores entre a bicicleta, a saúde, a qualidade do ar e a preservação da nossa casa (planeta).

“Muitas destas crianças têm aqui a primeira oportunidade para fazer algo que em gerações anteriores era quase que dado como garantido, como aprender a andar de bicicleta. Ao promover a aprendizagem e a utilização da bicicleta, a Escola cumpre um papel determinante na preparação para formas de vida mais saudáveis e mais sustentáveis. Por muitas razões, este é um dos exemplos felizes de como a Escola pode ser um espaço de enriquecimento a partir de

aprendizagens extracurriculares fundamentais e estruturantes das nossas crianças, em contexto não formal e fora da sala de aula”, sublinha Gil Ferreira, vereador da Educação.

Para o desenvolvimento das várias iniciativas do programa, o Município de Mealhada disponibiliza diversos materiais aos estabelecimentos de ensino: dez balance bikes (bicicletas sem pedal); vinte capacetes; oito bicicletas roda 20''; duas bicicletas adaptadas a crianças com Necessidades Educativas Especiais (Pré-escolar e 1.º CEB); um conjunto de caixas previamente desenhadas para recriação da cidade no âmbito do PréPOP; transferes para pintura de chão de uma cidade de mobilidade e jogos populares para o POP; jogos amovíveis e preparados para recreio com quatro obstáculos em madeira (ponte d'equilíbrio, dá cá 5, árvore e sobe e desce).

Esta atividade integra um projeto mais amplo, designado de "Mealhada +: educação, bicicleta e sustentabilidade", financiado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Aviso no779/2020. O projeto havia dado os primeiros passos em 2021, mas foi interrompido devido à situação de pandemia.