Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Prazo alargado para os jovens apresentarem propostas para o Orçamento Participativo


tags: Cantanhede, Cantanhede, Juventude, Jovens Categorias: Região sexta, 02 dezembro 2022

O Município de Cantanhede, por indicação da Comissão de Análise do OPJ, alargou o prazo para os jovens, dos 16 aos 30 anos, apresentarem uma ideia ou um projeto que promova o interesse público local no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), cuja 1.ª edição está a decorrer.

Desta forma, até 12 de dezembro decorre a divulgação do OPJ, seguindo-se de 13 de dezembro a 16 de janeiro o período de apresentação de propostas.

Entre 23 de janeiro e 27 de fevereiro será feita a análise técnica das propostas apresentadas junto dos serviços municipais e de 6 de março a 10 de abril decorre a votação dos projetos por parte da população jovem, através do site do município (www.cm-cantanhede.pt) ou de forma presencial nas instalações da Câmara Municipal de Cantanhede.

A apresentação pública do projeto vencedor será feita entre 11 de abril e 25 de abril.

Recorde-se que as áreas temáticas do OPJ se centram na Educação formal e não formal; Património e Ciência; Emprego; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Urbanismo, Reabilitação e Requalificação; Igualdade e Inclusão Social; Cultura, Desporto e Turismo.

De acordo com o regulamento, “a proposta deve ser específica e bem delimitada no que respeita à sua execução, pelo que os participantes deverão atribuir uma designação à proposta de investimento, descrevê-la de forma sucinta e indicar o valor do investimento até ao valor máximo de 50 mil euros”.

O Orçamento Participativo Jovem é um mecanismo de democracia participativa, voluntária, no âmbito do qual os jovens podem dar o seu contributo para a definição das políticas do Município de Cantanhede. Representa também um importante instrumento na promoção do diálogo e da aproximação dos jovens nas politicas locais, numa visão cívica e de responsabilidade pública.

Mais informações disponíveis em https://www.cm-cantanhede.pt/participa.