Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Exposição “Memória em 12 atos” retrata 12 anos de atividade da Aguarela de Memórias, através da sua programação


tags: Teatro Categorias: Região, Cultura segunda, 05 dezembro 2022

A exposição “Memória em 12 atos” foi inaugurada pela associação de teatro amador Aguarela de Memórias (AdM) no passado dia 26 de novembro 2022, para assinalar o seu 12.º aniversário.

Quando a AdM decidiu que queria partilhar com a sua comunidade o trabalho realizado ao longo de 12 anos de existência, sabia que iria contar a sua história em poucas palavras. Então, pretendia possibilitar uma viagem pelos momentos marcantes da sua atividade enquanto associação enraizada na Pampilhosa, mas também encontrar um pretexto para iniciar um trabalho de preservação do espólio que começava a dar alguns sinais de deterioração e alguma dispersão.

“Memória em 12 atos” é um exercício visual impactante de retrospetiva e de balanço do passado, para melhor programar o futuro desta associação.

O espólio da programação da AdM é um “espelho” da história deste grupo, que se pode ver na Galeria do Gedepa, no Mercado da Pampilhosa, até dia 8 de dezembro. Na exposição encontram-se os cartazes das peças levadas à cena e de alguns dos vários eventos promovidos pela AdM, como a celebração do Dia Mundial do Teatro, a dinamização de workshops e a saudosa Escola de Teatro Infanto-Juvenil, que funcionou de 2015 a 2019. Patentes na exposição encontram-se, ainda, alguns dos figurinos executados por Carminda Baptista e Conceição Tomé, bem como as réplicas desses figurinos em miniatura, um trabalho precioso e de minúcia levado a cabo por Carminda Baptista, a fundadora da AdM.

A AdM orgulha-se do seu percurso, que se tem caracterizado pela capacidade de trazer à sua comunidade textos de autores de referência, como são Eurípides, Shakespeare, Almeida Garrett, Oscar Wilde, Anton Tchekov, Nikolai Gógol, Garcia Lorca, Inácio Pignatelli ou Afonso Cruz. Há, no grupo, a preocupação em selecionar textos de elevada qualidade e de algum peso no panorama teatral.

Existe, igualmente, a preocupação com a sua formação e com a aprendizagem constantes, recorrendo, para isso, ao trabalho com encenadores de prestígio. Atualmente é Marta Pires, da companhia de teatro profissional Caixa de Palco, que tem sido a responsável pela condução da encenação e dramaturgia dos trabalhos da associação.

Neste momento, a AdM encontra-se a preparar o ano artístico de 2023. A peça O Inspetor Geral, de Nikolai Gógol, o seu último trabalho, ainda se encontra em exibição, estando a próxima data marcada para 7 de janeiro, em Ancas. Para 2023, o grupo pretende encenar várias peças em simultâneo, estando a equacionar regressar aos autores Portugueses.