Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

‘Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010’ é o grande vencedor do Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada 2022


tags: Bairrada Categorias: Região sexta, 09 dezembro 2022

A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) voltou a organizar o Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada, depois de um ano de interregno, em 2020, e de, em 2021, ter dedicado esta competição aos espumantes. Esta edição de 2022 realizou-se na segunda-feira, dia 5 de dezembro, com revelação e entrega de prémios a acontecer dois dias depois, no Aliança Underground Museum, em Anadia. O Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010 foi o grande vencedor da noite, tendo sido o mais bem pontuado entre as cerca de uma centena de amostras postas à prova de uma dúzia de jurados, entre escanções e enólogos.

A edição deste ano traz novidades: para além do grande vencedor, atribuído ao mais bem pontuado entre os melhores do concurso, a CVB distinguiu os melhores vinhos em cinco categorias: espumante, espumante Baga Bairrada, vinho branco, vinho tinto e vinho da sub-região Terras de Sicó.

O grande destaque deste concurso foi para o Cá da Bairrada Espumante Bruto branco 2010, das Caves da Montanha, que arrecadou o prémio maior e melhor espumante. A Messias ganhou nos vinhos brancos com o seu Bairrada Clássico de 2017. Já nos tintos, o melhor foi o São Domingos Grande Reserva 2017, das Caves com o nome homólogo. De regresso aos espumantes, congratulado na categoria de melhor espumante Baga Bairrada foi o Primavera Baga Bairrada Grande Reserva Extra Bruto branco 2017, das Caves Primavera. Este ano, a Comissão Vitivinícola da Bairrada decidiu distinguir o melhor vinho da sub-região Terras de Sicó. Subiu ao pódio, para receber o galardão de melhor nesta categoria, o Baforeira Reserva tinto 2020, de Maria Teresa Proença Simões da Silva Resende. Foi uma forma de privilegiar a acentuada qualidade dos néctares produzidos nesta sub-região com certificação Indicação Geográfica Protegida (IGP) Beira Atlântico.

No que toca a medalhas de ouro, foram atribuídas 27: 15 das quais a espumantes, na sua maioria brancos, mas dois dos quais rosés; quatro a vinhos brancos e oito a vinhos tintos.

Neste ano de 2022, o Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada reuniu 90 amostras, sendo que 46 dizem respeito a vinhos tranquilos e as restantes 44 a espumantes. Para avaliar estes néctares com o selo de garantia e qualidade DO Bairrada e IG Beira Atlântico, estiveram presentes nove escanções, numa parceria com a Associação Escanções de Portugal, e três enólogos da região. No comando do Concurso, esteve, mais uma vez, o conceituado crítico de vinhos e jornalista Luís Ramos Lopes, também habitante na região e grande conhecedor dos vinhos e espumantes que ali se produzem.