Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Paulo Fajardo vence dois prémios de produção


tags: Projeto, Projeto, Bussaco Categorias: Região terça, 20 dezembro 2022

O filme "Terra Queimada", do mealhadense Paulo Fajardo, vence o prémio para Melhor Produtor no Bragacine.  O Festival Internacional de Cinema Independente Europeu, Americano e Asiático – Bragacine decorreu nos dias 12 e 13 de dezembro, nos Cinemas NOS do Bragaparque.

O filme que o fez vencer o prémio de Melhor Produtor, “Terra Queimada”, retrata os eventos na Serra do Bussaco em 1810, durante a III Invasão Francesa. O produtor explica que recebeu o convite do Município da Mealhada para fazer o filme em conjunto com a Caixa de Palco, no âmbito das comemorações dos 212 anos da Batalha de Bussaco. Este projeto foi apoiado pela Camões TV.

Numa publicação de Paulo Fajardo, no perfil de Facebook, relativa ao filme pode ler-se “Prémio que partilho com a Marta Pires, a Rosa Gonçalves, a Filipa Almeida e com todos e todas que estiveram à frente e atrás das câmaras”, relata o produtor. Pode ler-se ainda “trata-se de uma coprodução da Caixa de Palco em parceria com o Município da Mealhada e a Camões TV, e com a participação dos grupos de recriação da ANP; GRHMA, AMBV e GREHC”.

O Repórter e editor de imagem venceu prémio de melhor curta-metragem europeia, no Harshika International Film Festival, festival que acontece na Índia, com a curta-metragem “A Balada da Raposa”. Parte desta curta-metragem foi realizada em período de pandemia, entre a Serra da Arrábida, entre Sesimbra e Setúbal, e a Serra do Bussaco. “A Balada da Raposa” é um trabalho colaborativo com o Professor João Vila. O produtor afirma que “foi um processo criativo para ambos”.

Paulo Fajardo adianta, que de momento, está a “trabalhar num documentário sobre a guerra colonial”, para a Camões TV, a série estreia no início do ano e no final do ano estreia o documentário baseado na série. “Está a ser bastante desafiante”, confidencia Paulo Fajardo.

A apresentação de “Terra Queimada” está disponível no YouTube, em https://youtu.be/rBn7cqZrvVs, por sua vez, a curta-metragem, “A Balada da Raposa”, está disponível em www.youtube.com/watch?v=tLrxt4QrNBo&t=2s, também no YouTube.