Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

A Primeira Linha de Wellington vence prémio em Festival


tags: Mealhada Categorias: Cultura, Especial quarta, 22 fevereiro 2023

"A Primeira Linha de Wellington", de Paulo César Fajardo e do CineClub Bairrada, vence o prémio para Melhor Documentário Curta-Metragem no Athvikvaruni International Film Festival, na Índia. O prémio foi atribuído no dia 18 de fevereiro de 2023.

Co-produzido pelo CineClub Bairrada, o documentário "A Primeira Linha de Wellington", retrata os eventos da Batalha do Bussaco a 27 de setembro de 1810. É o primeiro trabalho de dois que retrata a batalha do Bussaco.

Paulo César Fajardo explica que sente “profunda alegria” por mais uma vez, um dos seus trabalhos ser reconhecido internacionalmente. Quando o trabalho foi selecionado, Paulo declara que ficou “muito expectante, para este festival na Índia, não estava a contar que fosse premiado”. O realizador explica que “é uma oportunidade de valorizar, não só o filme em si, mas também todas as pessoas envolvidas, num filme que foi feito com escassos recursos”.  

O trailer do documentário está disponível no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=GRjq_ncV5no

A música de “A Primeira Linha de Wellington” é de João Francisco, “ele fez um trabalho de pesquisa, daquilo que eram os instrumentos usados em batalha, para se basear na construção da banda sonora”, explica Paulo Fajardo. “O resultado final é bastante agradável, é uma das melhores bandas sonoras que eu tive para um filme”, remata o produtor.

Este documentário contou com o apoio da Camões TV, do Município de Almeida, Condeixa Município, Município da Lourinhã, Município da Mealhada, Município de Mortágua e Município de Penacova, e dos grupos de recriação da Associação Napoleónica Portuguesa; GRHMA - Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e GREHC.

No momento da estreia, em 2021, “A Primeira Linha de Wellington” estreou em simultâneo em três concelhos, Mealhada, Mortágua e Penacova.

Não é o primeiro prémio que o documentário, "A Primeira Linha de Wellington", recebe, já tinha sido premiado com o Prémio de Melhor Documentário no Festival Napoleon on Champs Elysees in Paris (França).