Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Concurso escolar “Ler & Aprender” em Anadia


tags: Escolas, Anadia, Anadia, Juventude, Jovens Categorias: Região, Cultura sexta, 10 março 2023

O Município de Anadia, através da sua Biblioteca Municipal, promove mais uma edição do concurso literário “Ler & Aprender”, dirigido aos alunos de todas as instituições de ensino do concelho, tendo como objetivo promover hábitos de leitura e incentivar a escrita criativa.

O concurso prevê a criação, individual, de textos inéditos pertencentes aos diversos géneros literários, enfatizando a correção linguística e a expressão literária, nele podendo participar os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, incluindo os do Ensino Profissional e do Programa Qualifica.

O concurso divide-se em três categorias: produção de textos pertencentes aos géneros narrativo e lírico e o “Conto Gustavo Campar”, dedicado ao “mundo mágico do livro e da leitura”. A apreciação e avaliação dos trabalhos apresentados, terá em conta a criatividade e a correção da linguagem utilizada.

De acordo com as normas do concurso “Ler & Aprender”, os prémios monetários, no valor de cem euros, são atribuídos aos estabelecimentos de ensino e destinam-se à melhoria dos serviços prestados pelas bibliotecas escolares, ou seja, serão investidos na aquisição de fundo documental e de equipamentos diversos. Aos alunos vencedores serão atribuídos certificados de participação e cheques-livro no valor de 25 euros.

A data limite para a entrega dos trabalhos é 31 de março. A divulgação dos vencedores acontecerá no mês de junho e a entrega dos respetivos prémios terá lugar aquando da realização da cerimónia do 15.º aniversário da Biblioteca Municipal, no mês de julho, em dia a divulgar oportunamente.