Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Semana da Poesia está de volta a Oliveira do Bairro


tags: Biblioteca, Oliveira do Bairro Categorias: Região, Cultura quarta, 15 março 2023

De forma a celebrar o Dia Mundial da Poesia, assinalado anualmente a 21 de março, o Município de Oliveira do Bairro, através da Biblioteca Municipal e da Rede de Bibliotecas local, vai promover mais uma edição da campanha “Ao Sabor da Poesia”, entre os dias 20 e 25 deste mês.

Ao longo desta semana, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro vai ter patente a exposição “Poemas de Letras… Letras de Poemas…”, com uma seleção dos poemas elaborados no âmbito da atividade “Poesia a Corar”, realizada em 2022, e contará com vários ateliês de promoção do livro e da leitura e atividades lúdicas e pedagógicas.

Para dia 21, destacam-se o ateliê “Ler Tem Muita Pinta”, às 11h, para crianças dos 2 aos 10 anos, e o serão poético “Uma árvore e um pássaro encontram-se”, às 21h, destinada ao público em geral. Nos dias seguintes, projeto “Contar-te” apresenta-se com três sessões marcadas para os dias 22 (10h30 e 14h30) e 23 (10h30), para crianças dos 3 aos 10 anos.

No dia 24 de março (11h), a Biblioteca Municipal recebe a leitura encenada da obra literária “Memorial do Convento", de José Saramago. Esta atividade, destinada a jovens a partir dos 14 anos, será dinamizada pelo escritor Miguel Simões. Segue-se, no dia 25 (10h30), o ateliê “Sentidos na Leitura”, para crianças dos 3 aos 6 anos.

A edição deste ano de “Ao Sabor da Poesia” volta a contar com a participação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e do Instituto Profissional da Bairrada (IPB), sendo toda a comunidade escolar (alunos, professores e pessoal não docente) desafiada a participar na atividade “Poesia a Corar - Pequenos Poetas, Poemas Gigantes”, através da elaboração de um poema sobre as temáticas da “inclusão, tolerância e diversidade cultural”.

O programa de atividades inclui ainda sessões da atividade “Encontros com… Paulo Santos”, a realizar entre os dias 20 e 24 de março, para alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do AEOB. Nesta atividade, o escritor e apicultor vem falar aos mais novos da importância das abelhas para a existência de vida no planeta Terra.

Também nos dias 21 e 24 acontecem, respetivamente, “Melodias Poéticas” (11h), na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, para crianças dos 6 aos 10 anos, e “Leitura Sénior” (10h30), no Polo de Leitura de Oiã.

Outro ponto alto da iniciativa é a distribuição, durante toda a semana, pelas padarias e pastelarias do concelho de Oliveira do Bairro, de sacos de pão decorados com poemas de alunos do AEOB e do IPB, que foram selecionados na atividade “Poesia a Corar”, realizada na edição de 2022.

Durante este período, alunos do AEOB e do IPB vão proporcionar momentos de declamação de poesia em vários locais do concelho, e a Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro e Polos de Leitura vão oferecer marcadores de livros, poemas e doces aos seus leitores.