Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra


Categorias: Região, Cultura quinta, 16 março 2023

O DENSO - I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, exposição coorganizada pelo Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, no âmbito do projeto @GIR/Gabinetes de Inovação Regional, estará patente de 14 de março a 6 de abril de 2023, no Centro Cultural do Penedo da Saudade e pretende ligar o IPC ao território, em particular aos concelhos de baixa densidade da Região de Coimbra.

A exposição de obras de artista dos municípios da CIM Região de Coimbra, contou com a curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco. A exposição irá contar, igualmente, com uma mostra de obras literárias dos municípios e uma agenda paralela composta por 6 grandes datas e eventos a iniciar às 18 horas.

No dia 16 de março, haverá a “Quinta com curtas – Marmostra no Centro: uma extensão da mostra de curtas-metragens da Praia da Tocha”. No dia 17 de março, será apresentado o livro de poesia “O Sol incendeia o alarido das cigarras, de António Canteiro, poeta de Cantanhede. No dia 21 de março, será celebrado o Dia Mundial da Poesia através da “Roda de Poesia” com poetas da Figueira da Foz e de Arganil. No dia 29 de março, serão as “Conversas de Viajante”, com Isabel Craveiro sob o “Projeto Artéria”. No dia 31 de março, será exibido o filme “Terra Queimada” de Paulo Fajardo, da Mealhada. Por fim, no dia 6 de abril, haverá “Música ao Centro” com as tradições musicais da Quaresma contando com o Grupo Etnográfico de Arzila e o Grupo das Quintas de Vila Nova de Poiares.

O DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra é uma exposição repleta de aprendizagens e riquezas em torno do nosso território, tão rico em cultura e artistas de elevado valor, com inauguração no dia 14 de março de 2023, pelas 15h30, no Centro Cultural Penedo da Saudade.

“Agradeço aos municípios e ao IPC por esta exposição, que promove o território da Região de Coimbra. Esta é uma excelente forma de trazemos arte à Região de Coimbra e de proporcionar cultura aos nossos cidadãos que, certamente, terá muito sucesso”, afirma Emílio Torrão, presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Érica Castanheira, vice-presidente do Politécnico de Coimbra refere que “a presença do @GIR no território tem nos alertado para a riqueza cultural e artística desta Região, bem como, para a urgência em divulgá-la e esta I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, apresenta-nos todo o potencial artístico da Região de Coimbra”.