
Os grupos hoteleiros Lágrimas e Alexandre de Almeida - concessionário do Palace Hotel do Bussaco - avançaram com um processo de fusão dos seus hóteis, que ficará concluído até março. A união destas duas empresas criará, assim, um dos maiores grupos hoteleiros do país com 10 hoteis e mais de 700 quartos.
"A união faz a força", afirmou ao suplemento de Economia do jornal Expresso de 7 de janeiro, Miguel Júdice, presidente do grupo Lágrimas. "Juntos vamos poder ir a mais mercados. Ficamos um grupo com outra pujança e escala para afirmar a nossa hotelaria no exterior", declarou, ao mesmo jornal, Alexandre de Almeida.
Esta fusão criará uma sociedade para a gestão conjunta de todo o portefólio de ambos os grupos, desde as compras e recursos humanos ao marketing e área financeira. Para além disto, a nova estrtutura incluirá a gestão dos restaurantes e catering do grupo Lágrimas ou dos vinhos Alexandre Almeida. A curto prazo, o objetivo é reduzir custos operacionais no minimo de 10 por cento, a par do aumento de receitas, que em 2011 ultrapassaram os vinte milhões de euros nos dois grupos.
"Vamos juntar as nossas compras e consumos e também cruzar as coisas boas que cada um faz. Por exemplo os Vinhos Bussaco, um grande ex-libris dos Hoteis Alexandre Almeida, passam a estar em todos os hoteis, tal como o pão de ló das Lágrimas", refere Miguel Judice ao Expresso, frisando que esta "é uma fusão operacional e não de propriedade".
Os hoteis do grupo Lágrimas (Quinta das Lágrimas, em Coimbra, Infante de Sagres, no Porto, Hotel da Estrela, em Lisboa, e Vila Monte, no Algarve) passam a ter uma marca comum aos do grupo Hoteis Alexandre Almeida (Palace do Bussaco, Curia Palace, Astória, em Coimbra, Praia Mar, em Carcavelos, Metropole e Jerónimos 8, em Lisboa), mas o nome ainda não estará decidido.