Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Queda coletiva impede equipa de lutar pelo sprint final em Ourique


tags: Desporto, Desporto, Mortágua Categorias: Região, Desporto quinta, 23 março 2023

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua concluiu, no dia 22 de março, a sua participação na 1.ª Etapa da Volta ao Alentejo, uma ligação e 168,8 quilómetros entre Beja e Ourique. Etapa marcada pela muita velocidade, mas também por quedas na parte final, a última das quais a 2,5 quilómetros do final.

A alta velocidade marcou a etapa inaugural da corrida. Na primeira hora percorreram-se 47 quilómetros, o que impediu qualquer fuga de vingar até essa altura, quando se formou uma escapada com quatro ciclistas. Não sendo um grupo numeroso, a equipa optou por permanecer no pelotão, de forma coesa e agrupada. Ainda nos quilómetros iniciais, na primeira Meta Volante do dia, Francisco Morais conseguia a 2.ª posição, amealhando assim 2 segundos de bonificação.

A etapa foi-se desenrolando pelas planícies alentejanas, sempre a boa velocidade e todos os incidentes acabariam por estar reservados para os últimos 30 quilómetros da etapa. À passagem por Almodôvar, uma queda coletiva com algum impacto no pelotão.

Queda coletiva no pelotão, que deitou por terra três dos sete corredores da equipa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, e onde os restantes quatro acabaram por ter que colocar o pé ao chão, em virtude de a estrada ter ficado completamente bloqueada. Ao solo foram João Matias, Leangel Linarez e António Barbio, tendo sido este último o atleta que até ao momento inspira mais cuidados e apresenta lesões mais profundas. Em virtude de a queda ter ocorrido dentro dos últimos 3 quilómetros, todos os atletas do pelotão foram creditados com o mesmo tempo, à exceção de um pequeno corte de 4 segundos que aconteceu no grupo que discutir a chegada.