Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Concurso Regional Centro Circular contou com participação de 2855 alunos


tags: Escolas, Juventude, Jovens Categorias: Região segunda, 27 março 2023

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove, no dia 27 de março, a sessão de entrega dos prémios da segunda edição do Concurso Regional Centro Circular, que pretende divulgar os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro.

Trata-se de um jogo online, destinado aos alunos do 2.º e 3.º Ciclos das Escolas dos 100 municípios que constituem a região Centro e que decorreu entre os dias 6 de fevereiro e 17 de março de 2023. Este jogo, desenvolvido pela CCDRC, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Centro, tem como principal objetivo educar e sensibilizar, de forma lúdica, sobre as várias temáticas que se interligam em torno do conceito de economia circular: eficiência hídrica; eficiência energética; eficiência material; conceção e produção e aquisição e consumo.

Houve uma forte adesão da comunidade escolar, com a participação de 2855 alunos (669 do

2.º ciclo e 2186 do 3.º ciclo) e 128 professores de 97 escolas da Região.

Para Isabel Damasceno, Presidente da CCDRC, “a forte adesão a esta iniciativa comprova o sucesso da utilização da gamificação como estratégia de disseminação e divulgação de conteúdos, recorrendo aos mecanismos dos jogos para, em contexto escolar e de forma divertida, educar para um bem maior: o futuro do nosso planeta e a construção de um mundo mais sustentável e circular”.

Durante toda a competição foram criados cerca de 11 mil jogos de tabuleiro (que poderiam ir até cinco jogadores cada) e mais de 2500 batalhas (envolvendo apenas dois jogadores), traduzindo um aumento de mais de 3500 jogos face à edição anterior do Concurso.

No final do Concurso foram apurados os vencedores: seis alunos (três do 2.º ciclo e três do 3.º ciclo), três professores e uma escola que, durante o período de competição, angariaram mais pontos.