Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Debate “Habitação para todos: missão impossível?” promovida por Bloco de Esquerda


tags: Política, Mealhada Categorias: Região quinta, 25 maio 2023

A temática da habitação será discutida, no próximo dia 2 de junho, sexta-feira, pelas 18h30, no Espaço Inovação. A iniciativa “Habitação para todos: missão impossível?”, promovida pelo Bloco de Esquerda da Mealhada, é aberta a toda a comunidade.

O debate “pretende elucidar e trazer à discussão pública as questões relacionadas com a escassez de habitação acessível no concelho da Mealhada, uma vez que o mercado de arrendamento é praticamente inexistente e existe uma grande especulação imobiliária na oferta de mercado imobiliário de arrendamento e venda, à semelhança do que acontece a nível nacional”, explica Sónia Pinto, pelo Bloco de Esquerda da Mealhada.

O Bloco de Esquerda da Mealhada tenciona, com esta iniciativa, “esclarecer os munícipes acerca das medidas de habitação recentemente aprovadas pelo governo e o impacto destas na vida dos cidadãos, e refletir sobre soluções que a autarquia e poder central podem implementar como o uso de fundos comunitários para reforçar a reabilitação de edificado público ou incentivar a necessidade de aposta em habitação pública a custos controlados”, conclui Sónia Pinto.

No programa do debate “Habitação para todos: missão impossível?” consta a visualização do documentário "Cidades Impossíveis", realizado por Ricardo Moreira, seguido de debate participado. Presente na iniciativa encontrar-se-á o antigo deputado da Assembleia da República, Moisés Ferreira.

“Habitação para todos: missão impossível?” insere-se num conjunto de outras iniciativas que o grupo parlamentar e distritais do Bloco de Esquerda (BE) têm vindo a desenvolver, sobre o aumento do custo de vida e inflação, bem como pela a campanha "Casas para morar, não para especular" divulgadas em outdoors e meios de comunicação do partido. O BE da Mealhada “fez-se representar na manifestação ocorrida no passado dia 1 de abril, em Aveiro, e que ocorreu entre outras cidades nacionais”, termina Sónia Pinto.