Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mortágua Florestal com cerca de 150 expositores


tags: Mortágua Categorias: Região sexta, 26 maio 2023

É já hoje que tem início a Mortágua Florestal - Feira da Economia e da Floresta, promovida pelo Município de Mortágua. A abertura oficial da feira está marcada para as 16h30, com a presença das Entidades Locais e convidados, seguida da visita aos expositores.

Numa área superior a 2 hectares, cerca de 150 expositores marcam presença nesta feira, que decorre nos dias 26,27 e 28, e aglutina vários setores da atividade económica, desde a indústria, a agricultura, o comércio e os serviços.

A designação Mortágua Florestal expressa a centralidade que este evento pretende dar à floresta, à silvicultura, a toda a fileira florestal e ao cluster económico que gravita à sua volta, abrangendo desde a plantação, a produção e transformação de madeira, até à geração de energia renovável (energias renováveis com origem nos territórios florestais e florestados).

Empresas de referência como a NAVIGATOR, a CELPA, a ALTRI, além de outros produtores e comercializadores de madeira, e entidades de consultoria, formação e apoio técnico na área florestal, presentes na feira, traduzem o peso e a importância que a floresta e a economia florestal têm neste certame.

A Mortágua Florestal pretende constituir-se como um espaço privilegiado para conhecer mais sobre os avanços/novidades na área florestal em termos de produtos, serviços e equipamentos, seja através da sua divulgação, seja através de demonstrações técnicas in loco. Mas também como espaço de partilha de conhecimento, de disseminação da investigação, da inovação, das novas práticas e técnicas. E tendo sempre presente a dimensão económica, assumindo-se como uma plataforma de promoção de contactos, de visibilidade, de negócios e oportunidades para os expositores, com retorno efetivo não só para o Concelho de Mortágua como para todos os participantes.

Com o foco central nas atividades baseadas na Floresta (abrangendo o Ambiente e as Energias Renováveis), o evento acolhe outros setores da economia local (Indústria e Serviços, incluindo o Comércio Local), numa mostra ampla e representativa do dinamismo e potencial económico do Concelho e da região.

Considerando o eixo Mortágua Verde, a marca estratégica através da qual o Município assume o seu compromisso de defesa do planeta, a questão ambiental é também central na definição do evento, traduzindo o empenho do Município de Mortágua na harmonização do desenvolvimento local com a sustentabilidade ambiental, a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas.

O programa integra várias iniciativas ligadas à floresta, como o Fórum Florestal no dia 27, em que vão ser debatidos dois grandes painéis: “Floresta de Produção: Economia e Sustentabilidade”; e Gestão Florestal: Retorno e Valorização dos territórios”. No período da tarde vai ser feito o encerramento do projeto Forest For Future. Este projeto visa a valorização da fileira florestal da Região Centro e tem por principal objetivo a demonstração e a transferência de tecnologia e soluções que permitam melhorar o valor acrescentado no setor florestal.

No dia 28 realiza-se uma Sessão de Divulgação do Projeto “Aldeias Seguras, Pessoas Protegidas”, dinamizado pelo CLDS4G de Mortágua, em parceria com o Município, Juntas de Freguesia e Associações Locais.

Durante os três dias do evento haverá ainda um espaço dedicado ao Artesanato e um espaço de Gastronomia que funciona como apoio aos participantes e aos visitantes, além de espetáculos musicais com Cláudia Martins e os Minhotos Marotos (noite do dia 26) e Némanus (noite do dia 27) e animação para as crianças (insufláveis, pinturas faciais)

No dia 28 realiza-se ainda uma Caminhada pela floresta. A iniciativa tem uma vertente de sensibilização pedagógica (perceção da biodiversidade existente ao longo do percurso) e solidária (prevenção da saúde), sendo coorganizada pelo Núcleo de Mortágua da Liga Portuguesa Contra o Cancro e pelo Município de Mortágua, e integra o programa da Mortágua Florestal.