Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

4.ª edição do Catrapim nos dias 24 e 25 de junho


tags: Crianças, Mealhada Categorias: Região sexta, 26 maio 2023

O Bussaco será o destino das crianças no fim de semana de 24 e 25 de junho. A Mata Nacional do Bussaco vai receber a 4.ª edição do Festival de Artes para Crianças – Catrapim, durante as tardes deste fim de semana, contando com Avô Cantigas, Zé Mágico, André Madaleno – contador de histórias, peça de teatro de Atrapalhar-te, Red Cloud – teatro de Marionetes e o circo Somnium Entertainment.

A 4.ª edição do Catrapim, um espetáculo de artes para crianças, está programada para iniciar às 14h e terminar às 19h, no sábado e domingo. Os jogos iniciar-se-ão logo às 14h, por sua vez, os vários palcos com a presença de diversos artistas iniciam a partir das 14h30. Para além dos artistas mencionados, também estarão mais artistas que irão fazer a animação do festival.

As novidades que as crianças podem ficar a contar para esta nova edição do Catrapim são cinema 360º, “O Planetário”, um filme relacionado com a educação ambiental, e uma quinta pedagógica, montada, em princípio, junto às portas de Coimbra, através da parceria da Fazenda dos animais.

Nestes dois dias destinados aos mais pequenos, a FMB preparou a “Farmácia das Ervas”, pinturas faciais e show cooking, que estará montado no átrio do Espaço Educativo, com “Receitas da Tia Lídia”, “que já nos acompanha há alguns anos”, conta Sofia Ferreira.

Os jogos de educação ambiental são uma grande aposta no Catrapim, “não podemos perder o foco na educação ambiental”, explica Sofia Ferreira. As crianças podem contar com “dois novos jogos, os restantes serão reformulados, serão cerca de dez jogos no total”, expõe os membros da organização. 

A última edição contou com cerca de 30 mil entradas, este ano “a expectativa é alta, queremos continuar, até porque os jogos são muito parecidos, temos todas as condições para não fazer pior, mas é difícil, porque o patamar é alto”, diz o Presidente da Fundação.

A faixa etária alvo do Catrapim é dos 3 aos 12 anos. A participação das crianças nos jogos tem o custo de 1€. 

O programa foi apresentado na manhã de dia 24 de maio, no Espaço Educativo da Mata Nacional do Bussaco, contando com a presença do Presidente da Fundação da Mata Nacional do Bussaco (FMB), Guilherme Duarte, Sofia Ferreira, uma das responsáveis pela organização do evento, Licínia Ferreira, proprietária do restaurante Rei dos Leitões, e Pedro Mascarenhas do grupo Alves Bandeira. Este evento conta com os parceiros acima referidos, a Câmara Municipal da Mealhada, a Junta de Freguesia de Luso e as Escolíadas.