O livro “Planeta Irreal” foi apresentado pelo GIR

O Grémio de Instrução e Recreio da Pampilhosa apresentou, no passado sábado, dia 24 de junho, no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, o livro de poesia “Planeta Irreal”, de Isabel Cristina Pires, publicado pela editora Humus.
“Planeta Irreal” é um livro de poesia em geral, com vários capítulos, que versam os grandes temas da poesia habituais, o amor, a morte, a identidade, a complexidade das palavras e a complexidade do mundo.
A escritora explica que a escolha do local de apresentação de deveu ao facto de estar “a viver na Pampilhosa há mais de três anos, resolvi fazer aqui um lançamento, como digamos a festa deste livro, que é o resultado da minha vida, vou sempre escrevendo e editando”.
Numa apresentação informal, como se de um grupo de amigos se tratasse, José Manuel de Vasconcelos, poeta, ensaísta e tradutor, foi quem apresentou o livro de Isabel Cristina. A escritora afirma que “correu otimamente, não houve formalidades, foi um grupo de amigos que esteve em volta de um livro de poesia, conversou-se, riu-se, conviveu-se, foi uma festa”.
Estiveram entre 30 a 40 pessoas, e o feedback recolhido foi “muito positivo, as pessoas disseram-me que gostaram da conversa, não foi nada de maçador. Houve leitura de alguns poemas, acho que as coisas correram muito bem” acrescenta a autora de “Planeta Irreal”.
A escritora refere que tem intenção de publicar em breve três livros, um sobre a Pampilhosa, “um livro exclusivamente de poesia sobre a Pampilhosa com fotografias”, garante. Pretende lançar um livro na inauguração do GIR, um livro sobre atores e atrizes de cinema, e um outro livro de poesia. “Eventualmente, também, um outro livro, uma biografia, sobre os anos 50, na região, na Pampilhosa, como é que era uma vida que hoje em dia desapareceu completamente, que será prosa, naturalmente”, declara Isabel Cristina Pires.
Estiveram presentes na apresentação o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, o Presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa e o Presidente dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, “foi uma honra para mim tê-los presentes”, diz a autora. O editor da Humus também marcou presença na apresentação do livro da pampilhosense.
Isabel Cristina Pires é sócia do Grémio de Instrução e Recreio (GIR) da Pampilhosa, nasceu na Pampilhosa e licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra. É autora de mais 12 livros, quatro livros de prosa e nove livros de poesia. Começou o seu percurso de escritora na Editorial Caminho, que é agora denominada Leya, em 1989. É a escritora de “a Casa em Espiral” (1991), “À Porta de Nárnia” (1995), “Cobra de Papel” (1997), “Todas as Cores do Azul” (2001), “O Nome do Poeta” (2003), “Deserto Pintado” (2007), “O País das Ondas à Janela” (2013), “Cidade das Imagens” (2015) e “Rasura no Ar” (2016).