Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Troféu Ribeiro da Silva abre julho repleto de competição


tags: Ciclismo, Ciclismo, Mortágua Categorias: Desporto sexta, 07 julho 2023

 

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua regressa, este fim de semana, à competição com ao Troféu Ribeiro da Silva, uma prova por etapas que homenageia um dos melhores corredores portugueses de sempre.

A Clássica Ribeiro da Silva destinada a atletas das categorias sub23 e elite, será composta por duas etapas em linha. A primeira etapa irá disputar-se amanhã, dia 7 de julho, com partida e chegada a Paredes, e a segunda no domingo, dia 8 de julho, com partida e chegada a Lordelo.

No primeiro dia de competição, os corredores terão de percorrer 134,9 quilómetros até Paredes, onde estará colocada a meta. Até lá chegarem, vão encontrar dois prémios de montanha. Um deles estará colocado em Capela, este de terceira categoria, e outro, de quarta categoria, na Sra. do Salto. A chegada dos corredores está prevista para as 15h50.

No domingo, a segunda etapa da prova vai partir de Lordelo às 12h, com destino ao mesmo local, levando os corredores por um percurso de 152 quilómetros. A chegada, que está prevista para as 16h40, será junto à Estátua Ribeiro da Silva.

Esta prova homenageia um dos melhores corredores portugueses da história, José Manuel Ribeiro da Silva, que faleceu num acidente de viação, em 1958, com apenas 23 anos. Ribeiro da Silva era o grande rival de Alves Barbosa na década de 1950, tendo conquistado duas edições da Volta a Portugal e grandes resultados em provas internacionais como a Volta a Espanha e a Volta a França.

Nesta prova irão competir sete corredores da Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, Gonçalo Amado, Rui Carvalho, Bruno Silva, João Matias, Gonçalo Carvalho, Leangel Linarez e Nicolas Saenz.

Em antevisão a esta prova Gustavo Veloso afirma que “saímos há poucos dias de um bloco importante de treinos em altitude e ainda continuamos com parte da equipa na Serra da Estrela. Temos a equipa muito confiante para as próximas provas com o trabalho que tem vindo a ser realizado. Estas duas etapas apresentam terrenos bastante ondulados, onde esperamos estar bem”.