Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Beatriz Cortesão, que integra cartaz do Bussaco Classical Fest, conquista Prémio Jovens Músicos


tags: Luso, Barcouço Categorias: Região, Cultura segunda, 31 julho 2023

A harpista mealhadense Beatriz Cortesão, que foi solista no concerto que se vai realizou no dia 29 de julho, no Lago de Luso, inserido na 2.ª edição do Bussaco Classical Fest, alcançou o primeiro lugar nas provas finais do Prémio Jovens Músicos (PJM) 2023.

É mais uma distinção, a somar às já conquistadas pela jovem harpista, natural de Santa Luzia (Barcouço), que atesta o seu enorme talento no domínio da harpa, com um percurso iniciado desde muito cedo - aos sete anos de idade - e que tem atraído a atenção de muitas pessoas pela Europa.

Nesta 36.ª edição do PJM, organizada pela Ra?dio e Televisa?o de Portugal, através da Antena 2, e que visa descobrir novos talentos e promover jovens intérpretes nacionais (ou residentes em Portugal) na área da música erudita, a harpista mealhadense foi a vencedora das provas finais de entre as candidatas de harpa.

Beatriz Cortesão tem conquistado várias distinções. Ganhou o 3.º prémio do 22.º Concurso Internacional de Harpa de Israel, juntamente com o Prémio Mário Falcão para a melhor interpretação da peça “Puzzle”, de Al Ravin. Foi primeira harpa da Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO), entre 2019 e 2020, e atualmente é primeira harpa da Academia do Teatro Alla Scala, em Milão.

A par dos prémios que tem arrecadado, colabora com várias orquestras profissionais e tiveram presença garantida num dos dois dias do Bussaco Classical Fest – Festival de Canto Lírico que teve início no dia 28 de julho, no Lago de Luso, tocando um concerto para harpa e orquestra do compositor Reinhold Moritzevich Glière, com a Orquestra Clássica do Centro, sob a direção do seu maestro titular Sergio Alapont. O espetáculo contou também com a participação da soprano Regina Freire (vencedora, em 2022, do prémio “melhor intérprete portuguesa” no Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada, do Prémio Jovens Músicos 2021 e do Concurso Internacional A. Kraus - Canárias).

No dia 28 de julho, foi homenageada Maria Callas, a propósito do centenário do nascimento da soprano greco-americana. O espetáculo “Callas@100!” teve a participação da soprano Yuko Tsuchiya, de Massimo Salotti, ao piano (do Festival Mascagni, Itália), e do Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro. Contou ainda com a participação dos atores Patrícia Ferreira e Diogo Carvalho.