“Mortágua Viva” integra mais de 50 acontecimentos culturais e artísticos

É já esta semana, de 9 a 13 de Agosto, que decorre a “Mortágua Viva”`2023. O evento proporciona um programa de animação diversificado, para os Mortaguenses, Visitantes e Famílias, abrangendo Tasquinhas, Concertos, Espaço Vida, Animação de Rua e do Comércio Local.
A gastronomia, os concertos, a cultura e o entretenimento, são pilares de um evento que pretende ser sobretudo uma grande festa de amizade, convívio e (re)encontro, neste mês em que muitos Mortaguenses regressam à sua terra para gozar as merecidas férias e viver estes dias festivos com a família e os amigos.
No total são mais de 20 atuações e mais de 50 acontecimentos que vão ocorrer nos cinco dias da “Mortágua Viva”.
“A Mortágua Viva” é uma oportunidade de proporcionar mais alegria à comunidade. Vamos nós Mortaguenses, mais uma vez, encher-nos de energia positiva, fazer destes dias memórias que perdurem, e ser felizes em comunidade”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Pardal. E acrescenta: “Esta é também uma Mortágua Viva voltada para os jovens e as famílias, para a arte e cultura, e para os talentos locais, que preenche uma parte significativa do programa”.
31 Tasquinhas
Este ano são 31 as Associações Locais representadas com mostra gastronómica na “Mortágua Viva”, tendo havido um aumento de participação (mais 2) em relação à edição transata. Não vão faltar os pratos tradicionais, como o Arroz de Galo, Carne de Porco Alentejana, Bacalhau à Lagareiro, sem esquecer a “Lampantana” e o Leitão, entre muitos outros, e petiscos diversos.
A Comune de Wormeldange estará também presente, como habitualmente, com os seus vinhos e produtos da região do vale do Moselle (Luxemburgo), no âmbito da geminação com o Município de Mortágua.
Concertos
Cada noite da “Mortágua Viva” contará com a atuação de Artistas e Bandas abrangendo vários géneros musicais (Rock, Soul/R&B, trap/hip hop, Popular), satisfazendo assim gostos, estratos etários e públicos diferenciados.
Filarmónica de Mortágua vai atuar com os UHF
A Filarmónica de Mortágua vai subir ao palco ao lado dos UHF, na primeira noite da “Mortágua Viva” (dia 9).
A banda de rock, fundada em 1978, é uma das bandas mais carismáticas do nosso meio musical e conta com mais de um milhão de discos vendidos, quinze álbuns de estúdio e mais de 1700 concertos em Portugal e no Mundo.
Um grande desafio, mas acima de tudo um marco e um enorme orgulho para a Filarmónica e para os seus executantes, e mais uma página de ouro a enriquecer o seu historial centenário.
Temas como “Rua do Carmo”, “Cavalos de Corrida”, Menina Que Estás À Janela, “Foge Comigo Maria”, “Na Tua Cama”, são obrigatários num alinhamento que vai incluir muitos mais sucessos no percurso de 45 anos dos UHF.
Na sexta-feira passada a Banda da margem sul do Tejo e a Filarmónica realizaram o ensaio conjunto no Centro de Animação Cultural de Mortágua.
Nos dias seguintes sobem ao palco Chico da Tina (dia 10), o músico que mistura trap e música tradicional e é fenómeno nas Redes Sociais e no Youtube; os Expensive Soul (dia 11), autores de sucessos como “O Amor é Mágico”, “Eu Não Sei”; “13 Mulheres” e na última noite é a vez de Chef Duro & Seus Adversários, um grupo que se deu conhecer no programa Got Talent Portugal e desde então tem conquistado o público nacional pela sua genuinidade e animação.
As Bandas Locais Deadwaters (dia 10) e Cordas Partidas (dia 11) e a Gala Internacional de Folclore (dia 12) completam o programa antes da subida ao palco dos Artistas e Bandas do cartaz principal.
As noites de 9 a 12 contarão com a animação de DJ´s locais que vão animar o ambiente das tasquinhas a partir das 00h30.
Espaço Vida com Música, Teatro, Artes Plásticas e Animação para as crianças
Foi uma das novidades da edição transata e este ano mantem-se com um programa mais reforçado e diversificado. O “Espaço Vida”, dedicado às Artes e à Família, contará com a presença de Artistas e Grupos Locais, Mostra de Artistas Plásticos Locais, e animação diversa para as crianças (insufláveis, pinturas faciais, ilusionismo, modelagem de balões, jogos tradicionais, histórias pela Biblioteca). O espaço irá acolher um vasto conjunto de atuações, muitas delas de artistas locais, como Les Deux Moustaches, o Teatro de Segunda Volta, Quinta Oficina, Table For Two, Nicole & Black Cat Weaver (ingleses residentes em Mortágua), Adição de Luz, Coral Juvenil Sílvia Marques, Classe Infantil do Coral Juvenil Sílvia Marques, Orfeão Polifónico de Mortágua, e a Mortágua Street B-Band. Contará ainda com as atuações de Funk You Brass Band e Zé Mágico, que irão também animar o espaço das tasquinhas.
O “Espaço Vida” terá este ano um dia especial, o dia 13, que junta à animação dos restantes dias uma programação especificamente pensada para as crianças, jovens, e famílias, e em particular para os Mortaguenses, dando destaque aos talentos locais.
Ao longo da “Mortágua Viva” haverá animação dedicada ao Comércio Local, com atuações musicais e performativas (fixas e itinerantes) pelas ruas comerciais. Durante os cinco dias o Comércio Local terá um horário alargado de funcionamento.
O Desporto também marcará presença no evento com a segunda edição do Torneio de Futebol de 5 -Tasquinhas 2023, organizado pelo Sporting Clube de Vale de Açores.