Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

GEDEPA participou em Festival Internacional em Itália


tags: Pampilhosa Categorias: Região quarta, 04 outubro 2023

O GEDEPA participou no Festival Internacional de Jogos Tradicionais de Verona (Itália), que decorreu de 14 a 17 de setembro, no centro histórico da cidade. O grupo da Pampilhosa fez-se representar por 27 elementos.

Neste festival, é habitual os organizadores convidarem um país, este ano, foi Portugal o convidado de honra e, como tal, fez-se representar por diversas associações e artistas. A Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais convidou o GEDEPA para apresentar um jogo e atuar com as suas danças e cantares.

“A nossa presença no Festival Internacional de Jogos Tradicionais de Verona dividiu-se em duas situações, em atuações de cantares e danças e exemplificação dos jogos tradicionais”, explica o Presidente do GEDEPA, João Pedro Marques. Dos 27 elementos do GEDEPA, 19 eram elementos que se dedicaram às atuações e oito ajudaram nos jogos tradicionais.

Da programação consistia, na sexta-feira, um sarau no anfiteatro romano, onde atuaram no palco os convidados portugueses e um grupo italiano, “tivemos à volta de mil pessoas, num cenário daqueles é totalmente diferente, intimida um bocadinho, mas foi muito bom”, admite.

Durante o fim de semana, o evento decorreu nas diversas praças, no centro histórico de Verona, “os jogos estavam a decorrer fixos nas praças, os grupos convidados atuaram rodando de praça em praça, para animar as pessoas que se encontravam nesses locais”, diz. Para além do GEDEPA foram convidados um grupo de canto alentejano de senhoras, pauliteiros de Miranda e um grupo de fados.

 “Gostamos muito, mas foi cansativo. No sábado e no domingo, nas praças, tivemos três atuações de manhã, e quatro durante a tarde”, explica o Presidente.

A Bilharda, malha, pião, panelo e o jogo do pau foram os jogos que os portugueses levaram para apresentar nas praças, o GEDEPA mostrou o panelo e o pião.

O executivo da Junta de Freguesia da Pampilhosa afirma estar grato “pela participação e empenho em divulgar a nossa cultura e tradições.” Também o PS da concelhia da Mealhada deixou uma mensagem na sua página de Facebook, “o PS Mealhada felicita o GEDEPA pela sua participação neste evento de grande relevância internacional, que representou a Freguesia da Pampilhosa, o Município da Mealhada, a região e o país. (…) O PS Mealhada está orgulhoso do trabalho desenvolvido pelo GEDEPA e parabeniza todos os intervenientes nesta iniciativa”.

Depois de voarem para Itália, o GEDEPA recebeu a Quarentuna de Coimbra, a Veterana Portucalense, Cuarentuna Universitaria de León e Tuna de Veteranos de la Coruña, na quarta edição do Pampitunas, no dia 22 de setembro, na Casa Rural Quinhentista, na Pampilhosa.

A organização preparou um jantar antes da atuação das tunas, para associados e público em geral). João Pedro, Presidente do GEDEPA, afirma que o evento “correu muito bem”. A Quarentuna e o GEDEPA têm um acordo, em que anualmente participam em eventos de cada associação, gratuitamente.

O IV Pampitunas esteve dividido em duas partes, primeiramente o jantar que proporciona aos associados do grupo da Pampilhosa e dos elementos dos grupos de convidados um momento de convívio, e a atuação. No momento da atuação, “tivemos uma moldura humana muito interessante, ocupamos o espaço todo, apesar do frio, ninguém saiu do local”, conta o Presidente. A Câmara Municipal da Mealhada ajudou o GEDEPA com o transporte das tunas convidadas.

Para a próxima edição do Pampitunas, a organização afirma “o Pátio da Casa Quinhentista é excelente, não só pelo enquadramento, mas pela própria acústica”, mas revela que “para o ano estamos o a pensar fazer nos Fornos da Cal, na Fujaca”.

Já no próximo domingo, dia 8 de outubro, o GEDEPA está a preparar uma recriação da Apanha da Azeitona do início do século XX, nos Fornos da Cal “José da Silva”, Fujaca. A recriação acontecerá junto ao olival, pelas 15h.

Antes da encenação haverá um almoço convívio, com pernil no espeto com arroz de feijão, que tem o custo de 15 euros. As inscrições para o almoço devem ser efetuadas até amanhã, dia 5 de outubro, em 967 712 282, casquinhentista@gmail.com, ou na loja "Electropampilho". O almoço será no mesmo espaço, “no aprazível espaço da Fujaca”.

O GEDEPA convidou, ainda, o Rancho Folclórico da Freguesia de Cepões (Viseu), que atuará com danças e cantares.