Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Prémio João Ataíde” distingue Bernardo Parreira


tags: Juventude, Jovens Categorias: Região, Cultura segunda, 06 novembro 2023

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra atribuiu, no dia 31 de outubro, o “Prémio João Ataíde 2023” a João Parreira, estudante de Direito na Universidade de Coimbra e fundador da Book In Loop, uma startup que visa promover a economia circular na área da educação, tornando a reutilização de manuais escolares uma realidade.

O “Prémio João Ataíde”, criado pela CIM da Região Centro, destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos, naturais de Coimbra, tem o propósito de celebrar trajetórias profissionais notáveis e, ao mesmo tempo, fazer uma homenagem póstuma a João Ataíde, antigo secretário de Estado, presidente da CIM Região de Coimbra, presidente de Câmara e deputado.

Em apenas um ano, a Book In Loop foi responsável pela reutilização de mais de 100 mil livros, reduzindo significativamente a pegada ambiental e ajudando as famílias portuguesas a economizar até 170 euros por aluno. Em 2023, a empresa já contribuiu para uma poupança acumulada de mais de 3 milhões de euros.

João Parreira é também fundador da Baby In Loop, uma loja online de artigos de puericultura em segunda mão, que já evitou o desperdício de 8 toneladas de produtos, e co-fundador da Zeroo, uma empresa que está a revolucionar a compra a granel com embalagens inteligentes e circulares.

“Os esforços de João Parreira começaram aqui, em Coimbra e na Região de Coimbra, mas a sua influência já se estendeu a todo o país, demonstrando um compromisso não apenas com o sucesso empresarial, mas também com a preservação do nosso planeta para as gerações futuras”, referiu Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra.

 O software vocacionado para a economia circular do ecossistema The Loop, desenvolvido para suportar os processos da Book In Loop e da Baby In Loop é atualmente utilizado por empresas como a Fnac, a Auchan, a Decathlon ou a Sonae.

Este ano, com foco especial no empreendedorismo, o Prémio João Ataíde visou encontrar alguém que se distinga nas áreas do desenvolvimento integral, nos processos de inclusão social e na resolução de situações de vulnerabilidade.