Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede: Qualificação dos recursos humanos estimula o progresso das comunidades


tags: Cantanhede, Cantanhede Categorias: Região quarta, 22 novembro 2023

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, destacou, no dia 21 de novembro, o importante papel do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (Uab) em Cantanhede, onde funciona desde 2010, por facultar aos cidadãos o aprofundamento de estudos e a aquisição formação específica em várias áreas, tirando partido das potencialidades do imenso know-how que a instituição detém no ensino à distância.

“A formação e a qualificação dos recursos humanos são fatores indispensáveis para fazer face às alterações tecnológicas e socioculturais e, em função disso, promover a dinamização do tecido produtivo, incrementar a atividade económica em áreas de maior valor acrescentado e promover o desenvolvimento sustentável”, sublinhou.

Ao intervir na sessão de abertura do Encontro Anual dos Centros Locais de Aprendizagem da Uab, que decorre no Museu da Pedra, a autarca elogiou a “excelente parceria” do Município com o Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede “na mobilização de pessoas e entidades que partilham objetivos comuns”.

Com uma área de abrangência que inclui os concelhos de Águeda, Anadia, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Bairro, Penacova, Soure e Vagos, esta estrutura local da Uab “favorece a quem vive nestes concelhos o acesso ao conhecimento, o que, ao permitir alargar o seu leque de competências em muitos domínios, contribui também por essa via para o progresso das comunidades”.

A terminar a sua intervenção, Helena Teodósio referiu existirem “muito boas razões para estarmos satisfeitos” com a presença da Uab em Cantanhede, “tanto mais que a formação, o conhecimento e o saber são, como sabemos, fatores determinantes para fazer face às alterações tecnológicas e socioculturais que estão a ocorrer a um ritmo de algum modo surpreendente”.

“A formação e a qualificação dos cidadãos ao nível cultural, humano e técnico é o alicerce do desenvolvimento económico e social de qualquer comunidade”, finalizou.

O Encontro Anual dos Centros Locais de Aprendizagem da Uab reúne durante dois dias os coordenadores dos CLA e membros da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem para promover sinergias e estratégias de trabalho colaborativo e de cocriação.

Com estes encontros pretende-se promover e reforçar o trabalho de equipa, alinhando estratégias de ação e definindo linhas de orientação para o futuro que contribuam para a missão de responsabilidade social, educativa e cultural da Uab junto da sociedade e, em particular, nos territórios que acolhem os Centros Locais de Aprendizagem.

A sessão de abertura contou ainda com uma intervenção online da reitora da Uab, Carla Oliveira, e presencial do vice-reitor Domingos Caeiro.