Saudou-se num enorme sucesso organizativo a primeira edição de kickboxing realizada na Arena de Matosinhos no ano de 2012. Muito publico a colorir as bancadas da considerada catedral dos desportos de combate no norte do país e uma das mais activas promotoras nacionais, aliada a uma fantástica grelha de combates que desde logo prometia adrenalina e emoção, quer pelo valor dos atletas presentes, quer pela galhardia das equipas convidadas de todo o país e que faziam valer a sã competitividade entre as varias escolas do país. Numa primeira parte recheada de estreias junto das camadas mais jovens, acabaria por ser o aperitivo ideal para uma grandiosa noite de combates em pleno contacto.
Destaque para André Santos (do Ginásio da Curia, Curigym) que, após sete anos, regressou à casa que o viu nascer para a modalidade, ele que já se tornou numa das certezas da modalidade em Portugal dada a elevada técnica apresentada e que fazem dele uma das escolhas para representar Portugal no próximo mundial da modalidade a realizar na Croácia. Aqui acabaria por vencer de forma rápida e incisiva por abandono do seu adversário ao segundo assalto. Em grande momento de forma é de resto uma das grandes esperanças lusas na luta pelas medalhas no referido campeonato.
Num dos combates que mais prometia, Francisco Alegre acabaria surpreendido, após espectacular inicio de combate, por um contra que o fez viajar à lona. João Tasco (também do Curigym) soube esperar o momento oportuno e num fabuloso contra resolveu um combate que prometia ser um hino à modalidade pela qualidade de ambos os protagonistas. O atleta da Curia estudava esta oportunidade desde o inicio dada a maior compleição física do seu adversário e viria a ganhar fruto da estratégia adotada. Saliência para alguma precipitação do árbitro na forma abrupta como acabou o combate pois o atleta embora algo tocado, logrou vencer a contagem de protecção, não retirando o mérito ao atleta que foi mais eficaz.
Uma grande vitoria, muito por fruto da estratégia delineada por Paulo Santos, treinador do Curigym que assim uma vez mais demonstrou fazer uma perfeita leitura do combate.
Estavam abertas as hostilidades e a qualidade de combate fez se entoar ainda mais na Arena de Matosinhos com Mika (Curigym)xa0 xa0e Vasco Alves a incendiarem por completo os aficionados que vibraram de forma intensa com uma grande batalha entre estes dois guerreiros. Ambos combativos, ambos muitos técnicos e ambos a lutarem pela vitória final de forma brilhante ate ao gongo final que fez deste combate um hino á modalidade. Grande ovação final para um autentico guerreiro e Vitória final encontrada aos pontos e de forma dividida a favor de Mika o que faz prever desde logo uma revange entre estes dois gladiadores.
Recta final para mais um duelo norte/ sul entre Pedro Felício (do concelho da Mealhada, residente em Luso) e Ruben Rocha e novo emotivo duelo que fez vibrar as centenas de aficionados presentes no recinto. Mais táctico inicialmente, rapidamente passou também ele para um duelo feroz de 2 grandes atletas que proporcionaram momentos de grande nível exibicional. Aqui a vitória final acabaria por sorrir para o sul e para Ruben Rocha.
No combate da noite e como principal atractivo um confronto feminino em classe neo profissional, demonstrando todo o trabalho desenvolvido junto das mulheres no desporto de combate.
Se juntarmos beleza a competição e galhardia a ambição, então encontramos a receita para um extraordinário momento de rara beleza competitiva.
Ana Azevedo e Sandra Rainho deixaram no ar toda a classe de duas atletas fabulosas num duelo duro e disputado onde a eficácia e maior qualidade técnica de Ana Azevedo e uma notória má noite de Sandra Rainho (Curigym) xa0fez decidir de forma rápida este confronto. Decidida, autoritária e muito forte física e estrategicamente, guerreira Azevedo. Dois bastaram para se perceber que a jovem da Curia não estava em noite sim e que fizeram do abandono a única saída para a combativa lutadora do centro.
Estava feita a historia de mais uma fabulosa noite de kickboxing na casa mãe dos desportos de combate em Portugal…xa0
Destaque para o próximo dia 18 de fevereiro em que o atleta Elson Agante (atleta pampilhosense, do Curigym) recentemente proclamado campeão nacional profissional, fará o assalto ao ceptro máximo ibérico num combate que se espera frenético.
Este e outros combates ibéricos com variados atletas da Curia servem tambémxa0 de preparação para o campeonato mundial da modalidade que se disputará em Julho de 16 a 21 na cidade croata de Varazim.
Fonte: Arena Matosinhos