Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Faleceu Artur de Oliveira Louzado


tags: Mealhada, Homenagem Categorias: Região quinta, 15 fevereiro 2024

Faleceu no dia 7 de fevereiro de 2024, aos 89 anos, Artur de Oliveira Louzado, enfermeiro e antigo presidente da Junta de Freguesia de Antes. As exéquias fúnebres decorreram no dia seguinte da Capela para o Cemitério Novo de Antes.

Artur Louzado, ‘o Enfermeiro do Povo’, com a sua provecta idade deixa um legado e um testemunho cívico muito relevante que motivou a junta da União de Freguesias da Antes Mealhada e Ventosa do Bairro a atribuir-lhe a distinção de relevância toponómica, com a atribuição do seu nome a uma rua da aldeia.

Nessa ocasião, num artigo de opinião publicado no Jornal da Mealhada, em 23 de agosto de 2023, Artur Louzado declarava: “Quando me questionaram se aceitava que dessem o meu nome a uma rua, como forma de homenagem pelo que fiz pela minha terra, a primeira coisa que me ocorreu foi: Porquê? O que fiz? Porque o que fiz foi no cumprimento do meu dever como cidadão, como profissional de enfermagem em que procurei colocar a minha experiência ao serviço de quem necessitava e como autarca, cumprindo os mandatos que o povo me conferiu”.

Artur Louzado foi o primeiro presidente da Junta de Freguesia de Antes a ser eleito democraticamente, nas eleições de 1976, tendo voltado a exercer o cargo apos as eleições de 2001. Sobre a experiência autárquica, declarou no mesmo artigo: “Tive o privilégio de servir a minha terra, graças à confiança que os meus conterrâneos depositaram em mim, com o seu voto, e graças ao empenho das equipas com quem servi”. E acrescentou que o mérito dos seus mandatos era partilhado com “Artur Martins,
Manuel Caroço, Luís Macedo, Albano Cerveira, Duarte Martins, Alda Lousada e para tantos outros que de uma forma ou outra sempre disseram presente quando se
tratava de abrir uma rua, limpar a fonte, tratar do Sume ou roçar valetas”.

Para a posteridade, no entanto, Artur Louzado será lembrado como um enfermeiro militante e dedicado que mesmo depois de reformado continuou a prestar cuidados domiciliários de forma gratuita. “Enquanto Profissional de Saúde, em que, mais uma vez, me considero um privilegiado por me ter cruzado com seres humanos bons, é a eles que dedico o facto de mantermos hoje um hospital na Mealhada. O Dr. Artur Navega Correia, o Sr. Mário Navega que um dia me “apanharam” no Largo da Antes e me abriram a porta para o caminho da Enfermagem, e que mais tarde me “perdoaram” o ter aberto o Hospital novo à revelia das autoridades e o ter colocado ao serviço das pessoas, com a sua aprovação, diga-se”.

Artur Louzado foi dirigente e fundador de muitas das associações da sua terra, a Antes. Do Clube Desportivo de Antes, do Clube de Caça e Pesca, que ajudou a
fundar. Dizia, no entanto, que uma das obras de que mais se orgulhava era da ADCRA – Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes – a IPSS de que também foi fundador e sobre a qual escreveu um livro recentemente.

Artur Louzado faleceu em 7 de fevereiro e em 7 de dezembro de 2022, em entrevista ao Jornal da Mealhada fazia uma avaliação da sua vida e declarava: “Posso referir que a minha maior conquista, ao longo da minha vida, foi sempre a sã convivência com todo o povo da minha terra”. E concluiu: “Fiz o que estava ao meu alcance, e com prazer. Dirijo um sentido agradecimento e reconhecimento ao povo da Antes pela maneira que sempre me acolheu e colaborou nas várias obras executadas ao longo dos meus mandatos, tendo por isso participado ativamente no aumento e nas boas condições de vida, que, graças a eles se tornou possível termos hoje o maior orgulho de vivermos numa das terras mais lindas do concelho da Mealhada. Quanto à minha família, só ela pensa por si, mas julgo que nunca deixarão de ter orgulho no pai, avô, bisavô e amigo, que sempre dedicou todo o carinho”.