Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Calendário Litúrgico da Unidade Pastoral


tags: Mealhada, Páscoa Categorias: Região quarta, 27 março 2024

Em todas as freguesias do concelho da Mealhada (Unidade Pastoral da Mealhada), a Semana Santa tem grande importância e ganha vida através das celebrações litúrgicas próprias, assim como pelas representações e encenações bíblicas, para além das Vias-sacras públicas, procissões, culminando com a Visita Pascal, no domingo (31 de março) e segunda-feira (1 de abril).

Na quinta-feira Santa, 28 de março, realiza-se a celebração da Missa da Ceia do Senhor, com o rito do «lava-pés», com os mais pequenos. Este é um rito que representa Jesus Cristo, lavando os pés aos Apóstolos, em que a mensagem é: “como Eu fiz, fazei vós também”. “Este ano, vamos celebrar este rito com crianças. Já que elas são as primeiras vítimas da guerra e de abusos, desta sociedade do descarte e da indiferença, onde quase são manipuladas inconscientemente”, sublinhou Padre Rodolfo Leite, ao Jornal da Mealhada.

As crianças transmitem paz, alegria, amor, ternura, são símbolo de felicidade e harmonia “são o futuro, a pureza, são o amanhã, por isso, devemos servi-las no amor e não as fazer sofrer. Este é sentido do lava pés, queremos imitar Jesus: Ele fez este serviço simples e nós queremos, tal como Ele, fazê-lo. Eu e os meus colegas padres, em nome da Igreja, vamos realizar esta vivência com as crianças, em todas as paróquias da Mealhada, por amor” referiu o Pároco da Unidade Pastoral.

Na Sexta-feira Santa, na Capela de Sant’Ana, celebra-se a Adoração da Cruz e a Paixão do Senhor, como é habitual fazer na liturgia da Igreja. Nesse dia não há missa. Nessa mesma noite no Luso “há a celebração do Encontro, que caso as condições climatéricas permitam, haverá uma procissão com a imagem do Senhor dos Passos, que representa Jesus com a cruz às costas, ou seja, o sacrifício. A imagem da Senhora das Dores também estará presente, expressando aquela que sofre um amor impotente; aliás, representa todos aqueles que amam, mas que não conseguem libertar do sofrimento aqueles a quem amam, mas confia em Deus que é sempre capaz de libertar”, explica calmamente Padre Rodolfo Leite.

Esta celebração está preparada para ter cânticos tradicionais cristãos e terá um fado de Amália Rodrigues, outro de António Severino que falam um pouco da Paixão de Cristo.

Estas comemorações trazem cada vez mais pessoas às ruas do concelho que assistem com grande fé e esperança nesta época tão emocionante para a comunidade cristã.