Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Boccia em Penacova promoveu inclusão pelo desporto


tags: Penacova, Penacova Categorias: Região quarta, 27 março 2024

O Município de Penacova, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Penacova e a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, organizou, no passado dia 26 de março, a 2ª edição do Encontro de Boccia, no Pavilhão Aniceto Simões, em Penacova.

Ao longo de toda a manhã, vários jovens encurtaram distâncias e permitiram novas experiências e vivências, numa partilha de conhecimentos e novas aprendizagens com os atletas Ricardo Ferreira e António Marques, este último já medalhado na modalidade de Boccia, em jogos Paralímpicos, campeonatos da Europa e do Mundo.

Presente no encontro, Magda Rodrigues, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Penacova, agradeceu “o empenho de instituições como a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, do Agrupamento de Escolas de Penacova e do próprio município, para tornarem o concelho cada vez mais inclusivo, mais rico em troca de partilha de conhecimentos, mais próximo”. “A modalidade de boccia é das mais medalhadas no nosso concelho. Temos, hoje, aqui presentes o António, atleta já sobejamente conhecido na modalidade, e o Ricardo, que está numa fase inicial da modalidade, que o município apoia com muito orgulho”, salientou a vice-presidente.

Recentemente, a autarquia ofereceu ao novo praticante da modalidade uma calha, necessária para atletas com grande comprometimento nos braços e nas pernas.

O Boccia é um desporto praticado num espaço interior, de precisão, em que são arremessadas bolas de couro, seis azuis e seis vermelhas, com o objetivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada “jack” ou bola-alvo, tendo-se tornado uma modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. É uma modalidade para atletas com paralisia cerebral e/ou outras disfunções neurológicas com origem no sistema nervoso central e disfunções neuromusculares severas de origem não cerebral, que afetem os quatro membros.