Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cientistas avaliam impacto dos pesticidas em vinhas da Bairrada


quinta, 28 março 2024

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai monitorizar e avaliar o impacto da utilização de produtos fitofarmacêuticos na biodiversidade das vinhas da Bairrada.

Segundo o comunicado emitido pela FCTUC, o projeto “Syberac - Mitigating the impacts of Chemicsls on Biodiversity”, que vai decorrer nos próximos 4 anos, recebeu um financiamento global de cerca de 5 milhões de euros, por parte da Comissão Europeia (Programa Horizonte Europa).

“Este projeto pretende contribuir para uma avaliação de risco dos produtos fitofarmacêuticos de forma holística, ao contrário da avaliação que é feita atualmente, produto a produto. Vamos olhar para a utilização destes compostos de uma forma integrada, em contextos específicos, tendo em conta outros fatores que podem alterar o seu impacto”, explica José Paulo Sousa, docente do Departamento de Ciências da Vida e investigador do Centro de Ecologia Funcional, tal como se lê no comunicado.

Neste sentido, continua o coordenador do projeto na UC, “a ideia é tentar perceber qual o efeito da composição e estrutura da paisagem e das práticas agrícolas ao nível do risco que os pesticidas têm na fauna auxiliar, que são os agentes que fazem o controlo biológico das pragas, e na fauna de solo, que é importante em termos da saúde do solo”.

Depois de perceber isto “o objetivo é tentar que os agricultores adotem medidas mais sustentáveis, talvez uma utilização mais racional e mais sustentável desses próprios produtos. A nível científico e de regulação vamos obter informação que vai contribuir para a melhoria do risco ambiental a nível nacional e europeu”, contou o investigador ao Jornal da Mealhada.

Portanto, para compreender qual o nível de exposição dos organismos aos pesticidas e até que ponto pode haver efeito dessa exposição em diferentes contextos de paisagem, os investigadores da FCTUC vão monitorizar a fauna auxiliar e de solo, assim como recolher amostras de solo e de vegetação, dentro e fora das vinhas.

O projeto Syberac é coordenado pela Universidade de Wageningen, na Holanda, e conta com a participação total de 12 instituições de vários países da Europa. Em Portugal, para este estudo a UC conta com a colaboração de atores locais, como as Caves Aliança, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P. (CCDR Centro, I. P.), a Apibairrada, a Adega Cooperativa de Cantanhede e a Vadio Wines Unipessoal, Lda.

Este projeto irá contar um dia aberto (ainda a definir) onde possam estar todos os investigadores, técnicos e produtores envolvidos para explicarem tudo o que vai acontecer.

O investigador responsável sublinha ainda que irá ser realizado um Workshop na zona da Bairrada para debaterem profundamente o projeto.

Esta investigação está ainda em fase inicial, “mas já foram realizadas duas visitas a toda a região da Bairrada. Os colaboradores do projeto já selecionaram alguns pontos da amostragem, mas será necessário posteriormente a autorização dos produtores”, referiu José Paulo Sousa.