Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Pingo Doce e GNR distribuem 95 cabazes alimentares


quinta, 11 abril 2024

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Pingo Doce entregaram, esta Páscoa, cabazes com bens alimentares essenciais a idosos que vivem isolados ou em situação de vulnerabilidade no distrito de Aveiro.  

O Jornal da Mealhada acompanhou a equipa do Destacamento Territorial de Anadia na entrega destes bens essenciais a alguns idosos da Mealhada. 

Maria Alegria, com 76 anos, viúva, vive em Antes, apenas com o seu fiel amigo, e mostrou um enorme sorriso quando a equipa da GNR a visitou, “perguntam-me como estou, para mim, que estou sozinha, é uma enorme alegria recebê-los”. 

A filha está longe, em alguns fins de semana vem visitá-la, mas liga todos os dias, por vezes leva-a até ao Porto para passearem juntas. “A minha filha já me propôs ir viver com ela, mas não quero deixar a minha casa. Ela é o meu verdadeiro apoio emocional e financeiro”. Garantiu que a oferta alimentar que os militares da GNR lhe levam é essencial.

Tenta combater a solidão na sua pequena horta durante o dia, porém a noite assusta-a. Contou ao Jornal da Mealhada que durante a madrugada param muitos carros na estrada e fica com algum receio. As visitas da GNR transmitem-lhe alguma segurança.

A equipa destacada para acompanhar Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro deixa Maria Alegria com uma mensagem de carinho e deixando bem patente que brevemente voltarão a passar por ali.

Segue-se Casal Comba, onde se encontra Julieta Baptista, com 87 anos, aqui a sua única companhia é um pequeno gato. Os filhos vivem longe, é viúva e as assistentes sociais, diariamente a confortam com a alimentação e ajudam-na na higiene diária. Esta é mais uma das idosas sinalizadas pela sua vulnerabilidade e isolamento que esta equipa de militares acompanha. A felicidade por ter alguém que a visita ficou perceptível no seu sorriso e no seu olhar. 

Estas visitas servem não só para a entrega de bens alimentares, mas são também verificadas as condições de habitabilidade dos idosos. Quando existem situações de risco a equipa da GNR identifica as situações, encaminha para o Gabinete de Ação Social da Câmara e juntamente com a família, quando há essa abertura, encontram maneiras de solucionar e melhorar as condições de vida dos idosos.  

O Comando Territorial de Aveiro da GNR, através das secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário distribuiu 95 cabazes alimentares compostos por bens essenciais, como massa, arroz, atum, bolachas ou chá, a idosos previamente referenciados na última 'Operação Censos Sénior 2023'.

No que diz respeito a esta iniciativa, surgiu no âmbito de um protocolo, assinado em 2022 entre a GNR e o Pingo Doce, que visa estreitar relações, com o objetivo de desenvolver ações e iniciativas locais para o combate ao isolamento, solidão e carência alimentar que, frequentemente, afetam esta faixa etária da população.

De relembrar que, desde o início da parceria, as duas entidades já distribuíram cerca de oito mil cabazes, nas épocas festivas da Páscoa e do Natal, numa ação que pretende manter a proximidade e levar um pouco de conforto a idosos sinalizados em situação de isolamento e solidão.