Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Comemorações diversificadas da Revolução dos Cravos


tags: 25 de Abril Categorias: Região sexta, 12 abril 2024

Comemorações, conferências, cinema, exposições, música, literatura e visitas guiadas integram o programa da Câmara Municipal da Mealhada para celebrar os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974. O programa só termina em novembro de 2024.

As comemorações alusivas ao cinquentenário da Revolução do Cravos já começaram, nomeadamente com o Festival Literário da Mealhada, que se centrou em autores que lutaram pela liberdade, mas terão o seu auge no próximo mês de abril, sob diversas formas culturais e em vários espaços municipais.

A sessão da Assembleia Municipal da Mealhada, na manhã de 25 de abril, marca o momento mais solene das comemorações, mas estas serão de tal forma abrangentes que incluem a inauguração da obra do artista Bordalo II, "Big Trash Animals" e "Provocative", no centro da cidade, um espetáculo noturno, ao ar livres, que cruza o teatro, a música, a dança, o vídeo e a luz, com a participação de associações culturais do concelho, e até uma visita guiada que levará os participantes na pegada de Álvaro Cunhal e da sua mulher, Sofia Ferreira, pelo Luso, local onde foi preso pela PIDE.

“Vamos assinalar esta memorável data com iniciativas que exaltam a memória e perspetivam o futuro. Assinalamos a data com atividades que remontam à memória de quem viveu o antes e o

pós 25 de abril, com exposições, peças de teatro, filmes. Mas também queremos deixar marcos para o futuro: a liberdade criativa, desde logo, com a inauguração da arte de Bordalo II, a liberdade e o pensamento crítico, que são suscitados nas tertúlias e nos encontros, nas exposições e oficinas, e a ambição que suportam novos projetos de educação e cultura”, sublinha António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada.

Apesar do programa concentrar a maior parte das iniciativas em abril, as comemorações prolongam-se até novembro, nomeadamente com exposições em diversos locais municipais. “A censura na obra literária de Tomás da Fonseca”, estará patente no Polo de Leitura da Pampilhosa, em maio, “25 de abril, ontem, hoje e amanhã”, será exibida nas ruas da Mealhada, em junho, e “Ato (DES) colonial”, poderá ser vista na Biblioteca Municipal da Mealhada, em julho. Para setembro, outubro e novembro, estão previstas as exposições “Estudantes estão na rua”, “Mulheres e Resistência” e “Adeus Pátria e Família”, na Biblioteca Municipal da Mealhada.