Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Vértice Trio, Alma de Coimbra e Jaqui Naylor atuam no Cineteatro Messias


tags: Mealhada, Cineteatro Messias Categorias: Cultura sexta, 12 abril 2024

O trio de guitarra, contrabaixo e bateria – os Vértice Trio - sobem hoje ao palco do Cineteatro, 12 de abril. A música continua com o grupo Alma de Coimbra – Sons da Lusofonia que irão atuar em véspera do feriado do 25 de Abril e no fim do mês, 28 de abril, a cantora norte-americana Jaqui Naylor sobe ao palco.

Os Vértice Trio irão realizar um concerto que resulta da colaboração do Município da Mealhada com o JACC – Jazz ao Centro Clube. Vértice Trio estará a promover o seu primeiro disco, “A Longa Marcha”, editado pela JACC Records, um trabalho que contém temas escritos pelos três elementos do grupo, composto por Miguel Calhaz no contrabaixo, Mauro Ribeiro, na guitarra, e Alexandre Coelho, na bateria. Para ver, dia 12 e abril.

A 24 de abril será a vez do grupo “Alma de Coimbra”, composto por antigos estudantes da Universidade de Coimbra, muitos deles dispersos pelo país, que encontram na música um clima para o cultivo dos seus anos de vida académica. É composto por um coro masculino acompanhado por piano, contrabaixo, violino e, pontualmente, percussão, e por um grupo de guitarras no feminino (guitarra de Coimbra e viola).

Assente no talento e na criatividade do seu maestro Professor Augusto Mesquita – autor dos arranjos corais e instrumentais de todos os temas que o coro executa – o Alma de Coimbra promove a divulgação dos poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa.

O concerto será constituído por três partes. A primeira será executada pelo Coro, destacando temas imortalizados na voz de José Afonso. Na segunda, o Grupo de Guitarras assumirá o palco, apresentando composições de Carlos Paredes e Artur Paredes. Já a terceira parte, novamente a cargo do Coro, será composta por obras de diversos autores, integrando o repertório habitualmente apresentado pelo grupo.

Ao longo dos seus 17 anos de existência o grupo Alma de Coimbra realizou cerca de três centenas de concertos por todo o país e pelo estrangeiro, apresentando-se, em Macau, Timor, Estados Unidos, Índia, Tunísia, Cabo Verde, S. Tomé, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália, República Checa, Etiópia, Hong Kong, Polónia, Chile e Tailândia. Ao longo dos seus 17 anos de existência realizou cerca de três centenas de concertos por todo o país e pelo estrangeiro, apresentando-se, em Macau, Timor, Estados Unidos, Índia, Tunísia, Cabo Verde, S. Tomé, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália, República Checa, Etiópia, Hong Kong, Polónia, Chile e Tailândia. 

Jaqui Naylor é conhecida pela capacidade de interpretar, com maestria, um repertório diversificado, reunindo músicas de diferentes géneros e gerações. Neste décimo primeiro álbum, “The Long Game”, arranjos jazzísticos etéreos de clássicos do rock de David Bowie, Peter Gabriel e Coldplay vivem confortavelmente ao lado de standards latinos, que podem ir de Kurt Weill a Charlie Chaplin.

A intérprete e compositora norte-americana é conhecida pela voz profundamente rica e muitas das canções do seu repertório são por vezes escolhidas pelos seus fãs mais dedicados, resultando em concertos únicos e memoráveis. Todo o trabalho de escrita, composição e produção é desenvolvido pelo genial músico, Art Khu que acompanha, uma vez mais, Jacqui Naylor nesta tour ao nosso país e que passa pelo Cineteatro Messias dia 28 de abril.

O Cineteatro Messias promete muita animação durante todo o mês de abril, com música diversificada para todos os tipos de público.