Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Projeto educativo de excelência agrega novos cursos profissionais


tags: EPVL, Mealhada Categorias: Entrevista sexta, 12 abril 2024

A EPVL, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, abriu a 4 de julho de 1991, situada na Mealhada, é uma instituição de ensino e formação cujo o objetivo é formar jovens e adultos através do ensino profissional. Tem certificado de EQAVET (Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional) que significa e representa muito para toda a comunidade escolar da EPVL. 

O Jornal da Mealhada entrevistou o diretor desta instituição, Carlos Sousa, com o intuito de perceber como funciona a EPVL, quais os novos cursos para o próximo ano letivo e quais os projetos que têm instituídos.

Como entrou para a EPVL?

Entrei para a EPVL a convite do Conselho de Administração do grupo detentor da escola.

Há quantos anos exerce a função de diretor?

Desde junho de 2020.

Qual a missão e visão da EPVL?

A missão é formar alunos com projetos de vida que lhes permita integrar a sociedade e contribuam para o seu desenvolvimento, é esse o nosso grande objetivo. No que toca á nossa visão, ambicionamos ser uma instituição de referência na formação profissional e na formação de adultos, não só a nível do concelho, já que esse patamar está mais que alcançado, mas também a nível regional, e projetamos ser essa referência a nível nacional.

Verifiquei que os alunos têm a oportunidade de fazer Erasmus, há adesão?

Sim, muita. Aliás no dia 8 de abril partiram para a Galiza um grupo de alunos desta escol. Há sempre um processo de seleção porque há mais alunos do que vagas para Erasmus.

A EPVL tem a certificação de EQAVET, há quanto tempo?

Na anterior gestão houve esta certificação durante um ano, portanto antes de 2020, depois voltamos a ter auditoria e tivemos certificação para mais dois anos. Assim, haverá uma nova auditoria para o próximo ano.

 O que representa esta certificação para si enquanto diretor da escola?

Significa certificar o que já tínhamos consciência daquilo que éramos: uma instituição com qualidade. Com princípios que atestam essa mesma qualidade do processo formativo dos alunos que desenvolvemos na escola.

Como é que a EPVL se diferencia das outras escolas profissionais? E da públicas?

A EPVL destaca-se pelo seu projeto educativo e pela forma que o implementa, centrando-se em três pilares fundamentais: o aluno, a família e a comunidade envolvente em que nos inserimos. O aluno, porque, no âmbito da nossa missão, queremos formar estudantes com um projeto de vida e com competências a família é importante neste contexto. Portanto, se antes se chamavam os encarregados de educação à escola porque algo estava mal, nós temos uma visão inversa, chamamos os pais para acompanhar e de forma a estarem envolvidos na vida escolar dos filhos, porque se os pais fizerem este acompanhamento evitamos muitos problemas no futuro. Por fim, o nosso terceiro pilar, no que diz respeito à comunidade envolvente, não posso deixar de falar das empresas com quem estabelecemos acordos e parcerias. São importantíssimas já que é com elas que os nossos alunos fazem a formação em contexto de trabalho, com as IPSS ‘s, com a autarquia local, com juntas de freguesia, com politécnicos e universidades, todas elas são essenciais para a implementação do nosso projeto educativo. Tudo isto nos faz distinguir de todas as escolas que não têm esta prática tão sistematizada como nós já temos.

Para o próximo ano letivo a escola tem novos cursos para oferecer?

A escola vai oferecer cursos novos. Há uma medida do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para os Centros Tecnológicos (CTE) a que a EPVL se candidatou e teve aprovado o CTE da área digital com uma verba de mais de 1 milhão de euros para equipar a escola, neste contexto vamos ter os cursos que já tínhamos, mas vamos introduzir novos cursos na área digital. São eles: Comunicação, que engloba as temáticas de marketing, relações públicas e publicidade e o curso de Áudio Visuais. Estes cursos servem para os alunos obterem o 12º ano equivalente ao nível 4. Para obterem o 9º ano, nível 2, temos um curso de operador de fotografia, também o curso de cozinheiro. Mantemos todos os outros cursos que tínhamos no ano anterior: Informática – Sistemas, Cozinha Pastelaria, Restaurante e Bar, Desenho Digital 3D, Multimédia, Ação Educativa, Apoio à Gestão, Mecatrónica, Desporto. 

Portanto, na EPVL os alunos podem concluir o 9º e o 12º ano?

A grande maioria dos alunos que a escola recebe tem o 9º ano completo, iniciam o 10º e estão cá até concluir o 12º ano e uma certificação profissional de nível 4, estamos a propor para o próximo ano letivo cursos de nível 2 que interessam a alunos com o 8º ano e concluem o 9º ano e podem prosseguir para o secundário.

Com que entidades tem acordos para estágios?

Todos os anos temos 200 alunos a estagiar, em cada entidade vai estagiar um ou no máximo dois alunos, ou seja, o número de acordos é imenso. Mas posso garantir que entre empresas, autarquia local, agrupamentos de escola onde os nossos alunos estagiam a nível da ação educativa, clubes desportivos e ginásios são alguns exemplos de entidades com os quais temos acordos.

Qual a importância da EPVL na Mealhada?

Abordamos essa questão no último concelho consultivo que realizamos em fevereiro, onde estão representadas muitas entidades, aliás esteve presente o presidente da Camara da Mealhada e falamos da importância da EPVL na Mealhada no contexto socioeconómico, não só desta cidade, mas de toda a região.

Qualquer aluno se pode inscrever para vir para aqui estudar?

Qualquer aluno com o 9º ano de escolaridade se pode inscrever nos cursos de nível 4 de ensino secundário. O mesmo acontece com os alunos que tenham o 8ºano concluído.

Os alunos pagam para estudar aqui?

Não, o ensino é gratuito. Somos financiados pelo Programa Pessoas 2030, que proporciona aos nossos alunos transporte gratuito, para alunos que sejam de longe têm alojamento caso não haja transporte público compatível com os horários das aulas. Para além disto, os alunos têm alimentação gratuita no refeitório da escola.

Como funciona o subsídio de alojamento?

Nós pagamos esse subsídio e os alunos procuram um quarto ou apartamento. Já temos um grupo significativo de alunos que ficam durante a semana a residir na Mealhada e aos fins de semana vão a casa.

Esses alunos são maioritariamente de onde?

Penacova, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mortágua e muitos deles não têm transporte compatível e optam por residir na Mealhada.

A escola tem recursos disponíveis para apoiar os alunos no dia a dia?

Sim, faz parte do nosso projeto educativo um conjunto de apoios de que todos os alunos podem beneficiar. O serviço de psicologia e orientação que ajuda muitos alunos na parte do estudo. Tal como todas as escolas, temos uma equipa de apoio multidisciplinar de apoio às aprendizagens. Esta equipa é composta por professores especializados, é coordenada por um professor de ensino especial, psicóloga e por outros professores com outras valências para apoiar os alunos.   

Como combatem o abandono escolar?

A nossa escola tem uma taxa de abandono muito baixo comparada com a média nacional (8%), a da EPVL é de 2%. Temos alunos com mais de 18 anos, e recorde-se, que a escolaridade obrigatória é até aos 18 anos ou até ao 12º ano, ou seja, há aqui uma propensão para desistência por parte dos alunos, e não é isso que aqui acontece. Esta taxa baixa acontece porque acompanhamos de forma muito próxima os alunos. Através dos diretores de turma se soubermos que algum aluno poderá estar em risco de abandonar a escola, seja por dificuldades financeiras, ou outro motivo qualquer, reunimos com o aluno e encarregado de educação para encontramos soluções e desta forma, este continue e prossiga os seus estudos.

Há cada vez mais alunos a ingressarem para o Ensino Superior?

Os alunos que concluem o 12º ano aqui na escola têm a possibilidade de prosseguir para a faculdade. No último ano letivo 2022/2023, 26% dos nossos alunos entraram para o ensino superior. Este número tem vindo a aumentar.

A escola acompanha o progresso dos alunos após a saída da EPVL?

Sim, temos uma base dados atualizada e através de inquéritos conseguimos saber onde os alunos trabalham e em que área e também se prosseguiram os estudos.

Existe um preconceito ligado às escolas profissionais, o que deve ser feito para acabar com isso?

Temos trabalhado para combater essa ideia, é através de um ensino profissional com qualidade do ensino e formação e fazer eco dela na comunidade. As escolas profissionais têm projetos educativos de excelência e quando os implementam estão a combater o preconceito.

Que ações vão desenvolver para incentivar as matrículas para o próximo ano letivo?

Eu costumo dizer que a divulgação dos cursos para o próximo ano letivo, 2024/2025 começou no primeiro dia de aulas do ano letivo 2023/2024, porque é em cada ano que se presta um serviço de qualidade e excelência e essa é a melhor forma de nós divulgarmos a nossa oferta formativa. As nossas páginas das redes sociais e os meios de comunicação social também fazem divulgação.

Que projetos estão a desenvolver ou que têm desenvolvido para garantir a qualidade de ensino?

Nós temos na escola uma equipa chamada de “Melhoria Continua” que semanalmente reúne e olha para a escola e pensa sobre o que pode melhorando a cada ano. O trabalho desta equipa consiste em gerir sugestões de melhorias que nos vão chegando pelos alunos, encarregados de educação e diretores de turma, estas questões operacionais alteramos no decorrer do próprio ano. Nesse sentido, já vamos planeando o próximo ano letivo. Ainda neste sentido, reunimos com o delegados e subdelegados durante dois dias, porque no próximo ano queremos implementar o “Projeto de Vida” em que o aluno quando entra para a EPVL define o seu projeto para os próximos 3 anos, este ainda é um projeto piloto, que vamos implementar com alunos e professores.